Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

FPF fará primeiro experimento de VAR Light no Brasil com a Copa Paulista

Cabine do VAR pronta para o jogo entre Novorizontino e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista - Thiago Calil/AGIF
Cabine do VAR pronta para o jogo entre Novorizontino e Palmeiras, pelo Campeonato Paulista Imagem: Thiago Calil/AGIF

Colunista do UOL

20/10/2021 12h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A FPF (Federação Paulista de Futebol) fechou acordo para fazer o primeiro experimento com o que a Fifa passou a chamar de VAR Light. O teste será feito na Copa Paulista, nas quartas de final, nos seguintes jogos: Votuporanguense x Portuguesa, São Caetano x XV de Piracicaba, São Bernardo FC x São Bernardo EC, Noroeste x Botafogo.

O projeto é que o teste seja realizado também nas fases seguintes da competição e tem como objetivo oferecer a tecnologia de vídeo para o máximo de partidas possíveis.

O VAR Light na Copa Paulista utilizará quatro câmeras por partida e tem a validação da Fifa, que estuda projetos para dar a possibilidade que competições com menos receitas também tenham o auxílio extracampo.

Haverá reunião entre a equipe de VAR e arbitragem da FPF com os oito clubes classificados (dirigentes, comissões técnicas e atletas) nesta quinta-feira para explicar o modelo de uso do VAR Light.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram