Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavieri: Abel precisa fazer intensivão para recuperar Menino até a final

Gabriel Menino jogador do Palmeiras lamenta chance perdida durante partida contra o Corinthians - Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF
Gabriel Menino jogador do Palmeiras lamenta chance perdida durante partida contra o Corinthians Imagem: Ettore Chiereguini/Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

07/10/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Por mais que a distância de pontos para o Atlético-MG não pareça impossível de ser tirada no Brasileirão, a prioridade do Palmeiras é a final da Libertadores, em 27 de novembro. E até lá Abel Ferreira precisa aproveitar o Nacional para fazer um trabalho intensivo com Gabriel Menino.

A cria da Academia é o provável titular do jogo contra o Flamengo porque Marcos Rocha está suspenso, e Mayke se recupera de lesão. As suas últimas partidas mostram que ele não parece pronto para um compromisso desse tamanho.

Gabriel já mostrou talento, já passou por cima de pressões como jogar fora de casa contra o River Plate em plena semifinal e fazer excelente partida e já chamou a atenção até de Tite para a seleção brasileira.

Mas de lá para cá conseguiu fazer pouco. Recentemente, ele reclamou de ter sido submetido a uma sequência de muito jogo e pouco tempo para se recuperar de lesões que o incomodavam de forma insistente.

Em maio, ele conversou com a diretoria e com a comissão e foi afastado pelo tempo necessário para recuperar sua forma. Mesmo depois disso tudo, não voltou a jogar bem.

Internamente, a preocupação com os jovens vai além de Gabriel Menino. A avaliação é que os outros jovens também oscilaram muito após o excelente ano de 2020. Seria normal para um atleta que ainda está no início da carreira, mas não será visto assim pela torcida dependendo de sua atuação na final.

Abel já mostrou preocupação com a sua defesa, chegou a dizer que o time sofre tantos gols quanto outros que brigam para não cair e que isso é inadmissível. Ele tem feito testes durante o Brasileirão para tentar consertar isso e teve êxito também nessa estratégia na hora de eliminar o Atlético-MG.

Recuperar Gabriel Menino será essencial não só para o sistema defensivo, mas também para conseguir atacar com a bola saindo com qualidade da intermediária defensiva para o campo de ataque. O problema é que não depende só do técnico para esse problema ter solução.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram