Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavieri: Palmeiras pediu para perder e não merece brigar pelo título

Jogadores do América-MG comemoram gol diante do Palmeiras - Fernando Moreno/AGIF
Jogadores do América-MG comemoram gol diante do Palmeiras Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Colunista do UOL

06/10/2021 23h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras pediu para perder do América-MG hoje (6) no Independência. A derrota por 2 a 1 em plena rodada em que Flamengo e Atlético-MG só empataram deixa bem claro que a equipe paulista não merece lutar pelo título do Brasileirão.

A estratégia de Abel Ferreira era se defender o máximo possível, evitar que sua defesa voltasse a ser vazada como já virou costume no Brasileirão e aproveitar os contra-ataques. Nos últimos 10 jogos, só em duas ocasiões a defesa não foi vazada. São 16 gols sofridos nesse período.

A ideia começou dando certo, mas a falta de concentração e, por vezes, de vontade dos atletas palmeirenses, é de impressionar. Depois de sair à frente, recuou, viu o América-MG sufocar e até desperdiçar pênalti que poderia ter aumentado a vitória.

É verdade que a arbitragem de Leandro Vuaden prejudicou os palmeirenses ao não expulsar Bauermann, zagueiro do América-MG, mas não pode ser justificativa para o péssimo desempenho.

Para que a estratégia de Abel dê certo, o time precisa estar 100% ligado, com o máximo de vontade e extremamente eficiente na defesa e também no ataque, nas raras chances que cria. Não fez nada disso. Foram mais de 20 finalizações dos adversários e várias chances desperdiçadas de aumentar o placar.

Os jogadores têm boa parte da culpa pelo péssimo desempenho, mas Abel precisa começar a mostrar algumas outras formas de jogar até a Libertadores. Se não quiser chegar à final contra o Flamengo pressionado, vai precisar fazer muito mais do que tem feito no Brasileirão.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram