Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavieri: Felipe Melo mostra que pode ser útil e põe Palmeiras para pensar

Felipe Melo e Hulk disputam a bola durante o jogo entre Palmeiras e Atlético-MG - Conmebol
Felipe Melo e Hulk disputam a bola durante o jogo entre Palmeiras e Atlético-MG Imagem: Conmebol

Colunista do UOL

29/09/2021 12h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A atuação de Felipe Melo na semifinal da Libertadores diante do Atlético-MG merece muitos elogios. Não só pelo jogo no Mineirão de ontem (28), mas também pelo o que mostrou na ida, no Allianz Parque, o volante deixou claro que ainda pode ser útil ao Palmeiras. A questão é: vale renovar por isso?

O jogador foi escalado para acompanhar Hulk em boa parte da sua intermediária e conseguiu impor respeito ao melhor jogador do time adversário, aquele que tem feito a diferença. Gritar na cara do jogador é uma catimba típica da competição sul-americana e virou símbolo de sua presença em campo logo no começo da partida de ida.

Em um sistema em que a defesa é prioridade, o jogo de Felipe é favorecido como foi nas duas partidas. Caso ele erre o primeiro bote, sempre existe a cobertura nas suas costas para recompor. Hoje, aos 38 anos, ele já não tem mais o mesmo fôlego para correr atrás de jovens ou mesmo dos mais velhos quando ele não consegue roubar a bola na primeira tentativa. Em sua vantagem, ele normalmente consegue compensar a falta de velocidade com posicionamento em campo.

Apesar disso, em outras partidas em que o time fica mais exposto, seus erros podem ser fatais. É justamente por isso que a sua renovação precisa ser pensada e conversada ponto a ponto.

Ele mostrou muito futebol na semifinal da Libertadores e que pode ser útil em momentos específicos da temporada. Mas para uma renovação entra no pacote quanto de salário ele vai pedir, quanto tempo de contrato ele vai querer e em quais condições ele pretende continuar.

Independentemente disso, Felipe merece elogios por deixar toda essa questão de lado e ter conseguido mostrar um futebol de alto nível em momento tão importante da competição. A decisão agora está na mão de Leila Pereira, próxima presidente do Alviverde, e o diretor de futebol que ela escolher.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram