Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras x Atlético-MG tem pior audiência de uma semifinal de Libertadores

Jogadores de Palmeiras e Atlético-MG discutem durante semifinal da Libertadores - Conmebol
Jogadores de Palmeiras e Atlético-MG discutem durante semifinal da Libertadores Imagem: Conmebol

Colunista do UOL

23/09/2021 09h33

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O jogo entre Palmeiras e Atlético-MG da última terça-feira (21) registrou a pior audiência da história de uma semifinal de Libertadores transmitida no Brasil. Segundo os dados do Painel Nacional de Televisão (PNT), o SBT teve 12 pontos de audiência e 20% de participação, bem abaixo do que a competição tem historicamente quando chega nesta fase.

Apesar do recorde negativo, o canal conseguiu ficar em segundo lugar em boa parte da partida, ultrapassando A Fazenda, da Record, o que já foi motivo de comemoração interna.

No mesmo horário do duelo, a emissora de Silvio Santos perdeu só para a Globo que exibiu a novela Império e The Masked Singer Brasil e registrou média de 23 pontos de audiência e 39% de participação.

Em São Paulo, a audiência registrada do jogo foi de 15 pontos e 24% de participação, enquanto no Rio de Janeiro foram 9 pontos e 15% de participação. Em ambos os casos, a Globo também ficou à frente nas duas principais praças, com 23 e 27 pontos, respectivamente.

Na competição de 2020, quando o SBT exibiu River Plate 0 x 3 Palmeiras, a audiência foi de 16 pontos e 25% de participação em São Paulo e 9 pontos e 15% de participação no Rio de Janeiro. No jogo de volta, a média chegou aos 19 pontos na capital paulista, dando a liderança em alguns momentos para o SBT.

O PNT consegue registrar o que chama de média do território nacional quando a partida é transmitida por todas as 15 praças aferidas pelo Ibope.

Libertadores perde público com troca de Globo por SBT

Para efeito de comparação, na última vez em que a Globo transmitiu uma semifinal de Libertadores, com Flamengo e Grêmio, em 2019, a emissora conseguiu chegar a 35 pontos também usando o PNT como referência. Só em São Paulo, esse confronto chegou aos 30 pontos, enquanto no Rio de Janeiro a média foi de 47.

Na história da competição enquanto ela era transmitida pela Globo, a pior audiência registrada em São Paulo até então nesta mesma fase tinha sido em 2017, quando o jogo entre Barcelona (EQU) e Grêmio teve média de 21 pontos. Para o Rio de Janeiro, o recorde negativo foi registrado em 2018, quando a partida entre Palmeiras e Boca Juniors teve 24 pontos.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram