Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavieri: Everton Ribeiro vai bem e muda dinâmica do meio da seleção

Everton Ribeiro comemora gol do Brasil contra o Peru nas Eliminatórias - Paulo Paiva/AGIF
Everton Ribeiro comemora gol do Brasil contra o Peru nas Eliminatórias Imagem: Paulo Paiva/AGIF

Colunista do UOL

09/09/2021 23h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Everton Ribeiro foi muito bem na vitória do Brasil por 2 a 0 contra o Peru nesta quinta-feira (9), em Recife, por mais uma rodada das Eliminatórias da Copa do Mundo. O meio-campista jogou melhor do que tem mostrado no próprio Flamengo e deu dinamismo para o setor de criação.

É verdade que os peruanos apresentaram nível abaixo do que mostraram nos últimos encontros, quando conseguiram até criar problemas para os comandados de Tite, mas Everton também já esteve mal contra adversários piores, que inclusive foram motivos de crítica neste blog.

Hoje, o flamenguista conseguiu dar dribles rápidos, tabelas com Lucas Paquetá, que voltou a justificar a aposta do técnico, e com o próprio Neymar e deu um pouco de esperança para Tite e seus companheiros de auxiliar que tanto se preocupavam com a criação do Brasil.

Com tantos desfalques por conta da "rebelião europeia", é normal que o time apresentasse alguns problemas de falta de entrosamento e o time ainda precisa evoluir, mas é um sinal positivo na caminhada até a Copa do Mundo. A questão é saber se ele conseguirá repetir esse desempenho.

Talvez por essa falta de entrosamento, Gerson não conseguiu brilhar como o imaginado. Não chegou a comprometer, mas deixou algumas brechas na hora de recompor que exigiram atenção de Casemiro e dos laterais para fechar o espaço.

Gabigol, por sua vez, apareceu bem, se movimentou, conseguiu atrapalhar a defesa e abrir espaço para seus companheiros muitas vezes, mas não foi decisivo de novo.

Para a confiança da comissão e da torcida e para os próprios atletas seria importante o teste contra a Argentina para evitar críticas pelo nível dos adversários batidos, mas com o que mostrou há motivos para celebrar além dos três pontos. Em outubro, a seleção volta a se reunir para ficar ainda mais próxima da Copa do Qatar em 2022.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram