Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Lavieri: Vojvoda tem desafio que Abel Ferreira não superou com Lucas Lima

Lucas Lima conversa com Abel Ferreira em treino do Palmeiras - Cesar Greco/Ag. Palmeiras
Lucas Lima conversa com Abel Ferreira em treino do Palmeiras Imagem: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Colunista do UOL

25/08/2021 16h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Fortaleza anunciou hoje (25) o empréstimo de Lucas Lima. Encostado no Palmeiras, o meia representa um desafio para o técnico Juan Pablo Vojvoda que nem Abel Ferreira conseguiu superar. O espaço que já era pouco diminuiu ainda mais após o episódio de aglomeração clandestina em meio à pandemia.

Desde a sua chegada ao Palestra Itália, o português conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil, mas também é muito exaltado por fazer atletas subirem de produção. O símbolo disso, claro, é Gustavo Scarpa.

No Palmeiras, Abel tentou em treinos e em jogos alternativas para Lucas Lima. Jogar mais recuado, centralizado, com liberdade pelas pontas. Ele parou, no entanto, na disposição do atleta.

Todos os técnicos que passaram pela Academia fazem relatos parecidos. O jogador é extremamente técnico, mas esbarra na sua própria concentração para exercer as funções, especialmente na recuperação quando o time perde a bola.

Seu melhor período foi em 2018, quando atuou boa parte no time B que conseguiu o título do Brasileirão, mas é pouco para o peso de sua contratação. Na época, o atleta chegou sem custos de transação porque saiu do Santos sem contrato, mas representou um dos maiores investimentos da era recente.

Seu salário tinha aumento garantido por temporada e uma verba extra de R$ 15 mil por cada jogo que ele participasse. Entre luvas e salário em carteira, o vencimento atual chega na casa do milhão. Até a chegada de Dudu, ele era, de longe, o mais bem pago do elenco.

O Fortaleza consegue destaque no Brasileirão fazendo um campeonato com muita intensidade e com um futebol que exige muito do primeiro zagueiro ao último atacante. Por lá, ele não enfrentará a mesma pressão do Alviverde, mas estará longe de viver apenas do nome. Resta saber se o Vojvoda conseguirá mais esse feito impressionante.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram