Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Liverpool tenta barrar trio de Eliminatórias, mas não preocupa seleção

Alisson durante treino da seleção brasileira - Lucas Figueiredo/CBF
Alisson durante treino da seleção brasileira Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Colunista do UOL

23/08/2021 17h06

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

*Com Gabriel Carneiro, do UOL, em São Paulo

O Liverpool enviou, nos últimos dias, uma carta para a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para tentar barrar as convocações de Roberto Firmino, Alisson e Fabinho para representar a seleção brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo em setembro.

O time inglês explicou no documento que tem preocupações por conta da quarentena que eles teriam de fazer ao retornar à Inglaterra por conta das restrições de covid-19, como mostrou mais cedo o jornal inglês Daily Mail e confirmou o blog.

A questão, no entanto, não preocupa a seleção brasileira. O entendimento é que a convocação está pautada no regulamento da própria Fifa, que reserva dias específicos para os atletas representarem seu país.

Já houve, em outras ocasiões, o mesmo tipo de movimento dos clubes europeus. Em março, em meio ao debate sobre a realização ou não das rodadas de Eliminatórias por causa da pandemia, a Fifa chegou a sinalizar que os clubes que enfrentassem resistência de seus países por conta da quarentena não precisariam liberar os atletas.

No fim, a ideia não foi colocada em prática porque os jogos foram cancelados pela Conmebol. É justamente por isso, inclusive, que a rodada para a qual o trio foi convocado será tripla, para compensar os dois jogos não realizados no primeiro trimestre. Nessa data Fifa, o Brasil enfrenta o Chile, no dia 2 de setembro, fora de casa, a Argentina, em São Paulo, no dia 5, e o Peru, em Recife, no dia 9.

No entendimento da seleção, a convocação dos três atletas está dentro do previsto pela Fifa e não será desfeita, a não ser que a entidade que cuida do futebol mude as normas por conta da pandemia, o que não parece viável no momento.

Além disso, vários atletas já estão imunizados e respeitarão protocolos para a disputa das partidas, com testes frequentes e uma bolha para evitar contato com o vírus.

A Inglaterra impõe quarentena para as pessoas que querem entrar no país. Por conta disso, apesar de não ter rodada marcada para os mesmos dias da data Fifa, a Premier League perderia os atletas que precisassem viajar para jogos em outros países e estariam cumprindo quarentena quando a bola voltasse a rolar.

Apesar de esse ser um problema que atinge a todos os times do Inglês, por enquanto, apenas o Liverpool enviou documento à CBF para tratar do assunto. A princípio, os outros clubes não farão o mesmo pedido.

Siga também as opiniões de Danilo Lavieri no Twitter e no Instagram