Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Freguesia contra o São Paulo incomoda Abel e vira tema de papo no Palmeiras

Abel Ferreira e Liziero frente a frente durante a final entre São Paulo e Palmeiras - Flavio Curvello/Estadão Conteúdo
Abel Ferreira e Liziero frente a frente durante a final entre São Paulo e Palmeiras Imagem: Flavio Curvello/Estadão Conteúdo

Colunista do UOL

10/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O jogo de hoje (10) entre Palmeiras e São Paulo, pelas quartas de final da Libertadores, às 21h30, no Morumbi, marca uma das principais pedras no sapato para Abel Ferreira. Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, o português já quebrou vários tabus, mas tem um incômodo quando o assunto é desafiar os tricolores. São cinco jogos e nenhuma vitória.

A sequência virou tema na conversa do técnico e seus auxiliares. Eles normalmente já gostam de estudar os adversários, mas, desde a classificação nas oitavas de ambos os times paulistas, intensificaram as análises para entender porque nunca conseguiram vencer o Tricolor.

Dos cinco jogos, são duas derrotas e um empate pelo Paulista, e um revés e um empate no Brasileirão, com apenas um gol marcado e quatro sofridos.

Além desse duelo particular, Abel Ferreira também sabe da freguesia histórica do Palmeiras na Libertadores, com três eliminações (1994, 2005 e 2006). Esse retrospecto é ainda pior quando são considerados jogos de mata-mata de forma geral: são 14 eliminações contra apenas três avanços.

Se no histórico o confronto é amplamente favorável ao São Paulo, no momento atual, o jogo parece ser bastante equilibrado. O Alviverde chega ao encontro depois de perder por 3 a 2 para o Fortaleza, mas brigando pela liderança do Brasileirão, além de ter a vantagem de ter tido uma melhor Libertadores.

Já a equipe de Hernán Crespo vem de vitória contra o Athletico, mas na luta para sair da zona de rebaixamento do Nacional e com a necessidade de contornar uma turbulência gerada por Daniel Alves, que volta das Olimpíadas com direito a entrevista polêmica e incerteza sobre seu futuro na equipe.