Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Abel Ferreira piora Palmeiras com substituições, mas erra na hora certa

Lance do jogo entre Palmeiras e Mirassol, em partida válida pelo Campeonato Paulista - Cesar Greco/Palmeiras
Lance do jogo entre Palmeiras e Mirassol, em partida válida pelo Campeonato Paulista Imagem: Cesar Greco/Palmeiras

Do UOL, em São Paulo

25/04/2021 21h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Abel Ferreira não foi feliz nas substituições de hoje (25) na derrota do Palmeiras contra o Mirassol. O técnico português escalou mais uma vez um time completamente alternativo para mais uma rodada do Paulista, viu sua equipe fazer um ótimo primeiro tempo, mas errou na volta do intervalo. A questão é que essa é a hora de o português cometer seus erros, já que o time já definiu que o Estadual servirá apenas como pré-temporada.

Já que uma eventual desclassificação será colocada em segundo plano em nome da melhor forma nas principais competições, o técnico pode usar e abusar dos confrontos para fazer testes, mas precisa reconhecer seus erros para que na "hora da verdade" as opções usadas sejam as melhores possíveis. O comandante pode ser criticado, não está acima da instituição, mas está longe de merecer ver seu nome pichado nas paredes do Allianz Parque.

Hoje, por exemplo, Pedro Bicalho fazia uma boa partida e não precisava ter sido substituído. A saída dele para a entrada de Gabriel Silva tirou a dinâmica do meio-campo. Gabriel Menino, que precisa usar os minutos para recuperar a forma após se lesionar, também não entrou nos seus melhores dias no lugar de Zé Rafael e prejudicou o ritmo do time.

Depois de ver a equipe perdendo por 2 a 0, o técnico resolveu lançar sua equipe para o ataque, especialmente após a expulsão do atleta do Mirassol. Em determinado momento da partida, o time tinha a seguinte lista de atacantes: Gabriel Silva, Marcelinho, Wesley, Newton, Giovani e Rafael Elias.

Esse último aliás, teve boas chances no primeiro tempo, mas parou em Muralha. No segundo tempo, voltou a desperdiçar oportunidades e serve como reforço para o discurso de Abel que o time precisa da contratação de um atacante. Assim como o novo pênalti desperdiçado, desta vez por Menino, reforça que o time precisa ou treinar mais esse fundamento ou analisar profundamente o motivo de tantos erros em sequência.

A estratégia de rodar o elenco durante o Paulista sempre foi um sonho de muitos times grandes que reclamam do calendário. Agora que um deles coloca em prática, é importante que a torcida, a imprensa e a diretoria conheçam os efeitos dessa decisão. É importante também que Abel saiba que isso aumenta a cobrança em cima de um bom futebol na Libertadores na terça.