Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Palmeiras faz o certo ao minimizar o Paulista, e torcida precisa dar apoio

Felipe Melo, jogador do Palmeiras, disputa bola no jogo contra o Guarani, pelo Paulistão - Cesar Greco
Felipe Melo, jogador do Palmeiras, disputa bola no jogo contra o Guarani, pelo Paulistão Imagem: Cesar Greco

Colunista do UOL

23/04/2021 21h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Abel Ferreira resolveu adotar a estratégia de poupar a maioria de seus titulares no Campeonato Paulista e usar a maratona de jogos para promover testes. Não importa quantas vezes os garotos treinem entre os profissionais, quando a bola rola para valer é sempre diferente. O Estadual oferece a oportunidade ideal para essa evolução. Hoje (23), foi assim que o Alviverde enfrentou o Guarani, sofrendo bastante no primeiro tempo e arrancando a vitória no segundo.

A questão é que a torcida precisa entender as consequências disso. Celebrar as descobertas ao testar os garotos e conseguir vitórias como as desta sexta, mas também dar suporte quando o resultado não vem ou quando atletas joguem mal como foi contra o Botafogo-SP.

É possível que o time não se classifique para o mata-mata da competição e tem a chance de perder a premiação de R$ 5 milhões do campeão ou R$ 1,5 milhão para o vice. Mas o mais importante em aspectos financeiros está garantido: a cota da TV. Desde que não passe pelo vexame de ser rebaixado, a eliminação não deve ser motivo para crise.

É verdade que o Palmeiras teria condições de apresentar um futebol melhor do que o de hoje em Campinas, especialmente no primeiro tempo, ou até mesmo diante do São Paulo, no último dia 16, mas a falta de entrosamento e o nervosismo dos jovens que têm as suas primeiras chances para jogar são explicações parciais para o desempenho ruim.

Protestar, pichar paredes, encher as redes sociais de xingamentos e outras atitudes como essas são atitudes contraditórias para uma torcida que clamou por tempos para que o Estadual fosse deixado de lado em nome de competições mais importantes, ainda mais com o calendário da pandemia.

Ao não disputar essa competição com a força máxima, Abel também tem a oportunidade de treinar mais seus jogadores em condições físicas ideais. Ao mesmo tempo, o técnico tem que estar preparado para ser mais cobrado nas ocasiões mais importantes. A base que sofreu para vencer o Universitário do Peru, por exemplo, havia sido poupada por duas partidas consecutivas do Estadual, mesma coisa agora que deve acontecer dias antes do confronto com Independiente del Valle.

Se o planejamento der certo, o Palmeiras tem chances de chegar em melhores condições para jogos mais importantes, como da Libertadores, da Copa do Brasil e do Brasileirão. Em eventuais derrotas, o treinador terá menos força para reclamar do calendário ou do pouco tempo de treino. É o preço que precisa pagar pela estratégia adotada.