Topo

Danilo Lavieri

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Palmeiras recebe consulta informal e analisa ida de Weverton às Olimpíadas

Weverton, goleiro do Palmeiras, na final da Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia - Cesar Greco / Palmeiras
Weverton, goleiro do Palmeiras, na final da Recopa Sul-Americana, contra o Defensa y Justicia Imagem: Cesar Greco / Palmeiras

Colunista do UOL

20/04/2021 14h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A diretoria do Palmeiras recebeu uma consulta informal da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) sobre a possibilidade de Weverton representar a seleção brasileira olímpica pela segunda vez na sua carreira, desta vez, em Tóquio.

O goleiro é um dos favoritos do técnico André Jardine para ocupar uma das vagas para atletas acima do limite de idade para os Jogos que serão disputados no Japão após um ano de adiamento por conta da pandemia de coronavírus.

Ainda não houve a formalização do interesse e as conversas fazem parte das negociações conduzidas pelo ex-lateral Branco, homem forte base da CBF. Como mostrou inicialmente o ge.com, a seleção está em fase de negociação com os clubes, já que as Olimpíadas são disputadas fora da Data Fifa, o que permite que as convocações sejam vetadas.

Por conta disso, o Palmeiras ainda analisa qual será a decisão tomada no caso de Weverton, que já conquistou o ouro no Rio-2016. Em meio ao calendário de pandemia, o atleta pode desfalcar o time por mais de um mês em meio a jogos importantes do Brasileirão e da Libertadores.

Pelo lado da CBF, há o entendimento que os clubes brasileiros possam liberar seus jogadores com mais facilidade do que os europeus. Já havia sido assim no pré-Olímpico em janeiro, quando mais de metade da lista de convocados precisou ser trocada.

Mesmo que não seja convocado para as Olimpíadas, Weverton ainda poderá aparecer em outra lista que desfalcaria o Palmeiras: a da Copa América. Neste caso, a equipe não teria poder de negar a apresentação do goleiro, já que a competição sul-americana é disputada em Data Fifa.