Topo

Danilo Lavieri

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Internacional cria emboscada para si mesmo com sucesso de Abel Braga

Abel Braga durante partida entre Inter e Bragantino pelo Brasileiro - Ricardo Duarte/Inter
Abel Braga durante partida entre Inter e Bragantino pelo Brasileiro Imagem: Ricardo Duarte/Inter

Colunista do UOL

16/02/2021 08h46

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A impressionante arrancada do Internacional no Campeonato Brasileiro criou uma emboscada para o próprio clube na relação com uma das figuras mais importantes de sua história: Abel Braga. A impressão é que nem o próprio clube acreditava nessa reviravolta após a saída de Eduardo Coudet.

Na sua sétima passagem pelo Beira-Rio e com o título do Mundial no currículo, o técnico sabe que sairá mesmo se for campeão ao término do Nacional e vive algumas situações delicadas no dia a dia do clube.

A cada jogo que fica mais perto do título ele também fica mais perto de sair. Miguel Ángel Ramírez já tem acerto verbal para assumir a equipe após o Brasileirão, fato que chegou a incomodar Abel, mas que se resolveu após uma conversa entre ele e os novos diretores.

No cotidiano, o técnico passa por momentos embaraçosos. Nos últimos dias, por exemplo, o diretor executivo, Paulo Bracks, usou suas redes para exaltar o comandante em uma atitude que foi encarada como oportunismo por alguns. Afinal, o cartola faz parte da nova diretoria que já fechou com Ramírez. E se o Inter não estivesse disputado o título ele também diria que tem orgulho de estar ao lado do comandante que resolveu não manter e é herança de seus antecessores?

"Técnico com mais jogos na história do Internacional. É um privilégio para mim e pra todos do clube estarmos ao seu lado neste momento especial. Parabéns, Professor!", afirmou.

A impressão é que nem mesmo os diretores que assumiram em janeiro acreditavam que o Inter reagiria da forma que reagiu com Abel Braga. É mais do que justo que haja um planejamento e que esperem Miguel Ángel assumir nas condições que ele pediu, mas a questão é que Abel é muito grande para a história do Inter para ser apenas um comandante de transição.

Também é verdade que a passagem de Abel recupera seu histórico recente após passagens frustradas por Flamengo e Cruzeiro. Mas e o que o Inter fará se Ramírez não tiver sucesso? Convidar o futuro ex-técnico para a sua oitava passagem?