Topo

Danilo Lavieri

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Crespo lembra muito Diniz e sofrerá se São Paulo não tiver calma

Hernán Crespo recebe medalha de campeão da Copa Sul-Americana 2020 com o Defensa y Justicia (ARG) - Marcelo Endelli/Getty Images
Hernán Crespo recebe medalha de campeão da Copa Sul-Americana 2020 com o Defensa y Justicia (ARG) Imagem: Marcelo Endelli/Getty Images

Colunista do UOL

12/02/2021 14h19

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O São Paulo fechou hoje (12) com Hernán Crespo para o lugar de Fernando Diniz. Os dois técnicos têm um estilo de jogo parecido e podem também ter o mesmo destino caso a diretoria do Tricolor não dê suporte e tenha paciência com o argentino.

O ex-atacante também gosta de um jogo construído desde a sua área defensiva e evita dar chutões. A diferença é que no sistema defensivo ele às vezes opta por uma linha com três zagueiros, o que também foi adotado em determinadas situações recentemente pelo ex-técnico.

Na avaliação da diretoria, esse fator ajuda o argentino na adaptação para o trabalho. Ele não herdará uma equipe sem nenhuma base em meio a um calendário que não terá pré-temporada para ninguém. É certo, no entanto, que há a necessidade de reforçar o elenco, coisa que o ex-técnico não teve.

Assim como Diniz, Crespo ainda não tem grandes conquistas na sua carreira como treinador e ainda sofre com a inexperiência no comando, apesar de ambos terem começado a carreira dentro de campo.

O título do argentino pelo Defensa Y Justicia na Sul-Americana, inclusive, veio depois de ser eliminado da Libertadores em um grupo que tinha Santos e Delfin, sendo que esse último foi atropelado pelo Palmeiras no mata-mata.

Por essas semelhanças, será fundamental que a diretoria do São Paulo dê o máximo de suporte ao hermano no comando. Fora de seu país e sem ter contato prévio com os jogadores, ele precisará sentir que tem o respaldo para fazer as mudanças necessárias e não sentir a pressão no primeiro tropeço.

Como ele mantém um estilo parecido com o de Diniz, é praticamente certo que ele será comparado ao seu antecessor a todo o tempo. No primeiro gol sofrido por erro na saída de bola, as críticas voltarão a ser pesadas. É nessa hora que será necessária a blindagem de Julio Casares e companhia contra a ira dos conselheiros.