Topo

Danilo Lavieri

Flamengo vence com intensidade que Palmeiras não conseguiu acompanhar

Willian lamenta lance de Flamengo x Palmeiras, jogo do Brasileirão 2020 - Andre Borges/AGIF
Willian lamenta lance de Flamengo x Palmeiras, jogo do Brasileirão 2020 Imagem: Andre Borges/AGIF

Colunista do UOL

21/01/2021 20h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo venceu hoje (21) explorando uma característica que o Palmeiras não conseguiu acompanhar: intensidade. Com Arão na zaga e sem um primeiro volante de origem, o time armado por Rogério Ceni apostou na intensa troca de passes da intermediária defensiva até a armação da jogada e se saiu melhor que Abel Ferreira.

A estratégia da equipe carioca foi apostar na qualidade de Gerson, Diego, Arrascaeta e Everton Ribeiro, enquanto os palmeirenses repetiram a armação que deu muito certo contra o Corinthians. Para que esse meio formado por Danilo, Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga funcionar, é necessária intensidade que nenhum deles teve hoje. Willian e Luiz Adriano acabaram isolados e pouco foram utilizados.

Em alguns momentos, o time até adiantava a sua linha de marcação, tentava abafar a saída de bola flamenguista, especialmente em tiros de meta, mas nada que criasse grande perigo ao goleiro Neneca.

A grande dúvida era se Arão e Rodrigo Caio formariam uma boa dupla, mas a verdade é que eles foram pouco exigidos. E a situação continuou quando Gustavo Henrique entrou no lugar do lesionado Rodrigo Caio.

No segundo tempo, o Alviverde voltou um pouco melhor por 15 minutos. O time conseguiu controlar um pouco mais as ações de jogo, mas não o suficiente. Aí foi a vez de Abel Ferreira passar a gerir o seu grupo justamente para que o time tenha condições físicas ideais para chegar no dia 30 na final da Libertadores.

Ele sacou titulares importantes como Luiz Adriano e Matias Viña e diminuiu bastante o poder de fogo de sua equipe. No dilema se acredita ou não até o final em uma virada para manter vivo o sonho de uma arrancada milagrosa no Brasileirão, Abel optou por poupar pensando no Santos.

Do outro lado, o Flamengo finalmente vence um confronto com algum rival direto pelas primeiras colocações e volta a ficar mais vivo na disputa do título, que agora tem o Internacional como grande candidato.