Topo

Danilo Lavieri

Por que Hulk não é tratado como prioridade no planejamento do Palmeiras

Hulk deixou o Shanghai SIPG no fim do ano e busca clube para 2021 - Yifan Ding/Getty Images
Hulk deixou o Shanghai SIPG no fim do ano e busca clube para 2021 Imagem: Yifan Ding/Getty Images

Colunista do UOL

18/12/2020 13h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras não esconde que mantém um namoro com Hulk, mas o time brasileiro não coloca o atacante como prioridade no seu planejamento. Fatores técnicos e financeiros explicam o motivo de o Alviverde deixar em segundo plano as conversas com o atleta de 34 anos.

O principal aspecto é a questão da grana. Em meio à pandemia, o time paulista tem mantido um rígido controle de suas finanças. Em 11 meses de 2020, as contas só fecharam no azul uma vez, que foi em outubro.

Apesar de estar sem nenhum time e teoricamente livre no mercado, Hulk demandaria um pagamento expressivo de luvas, sem contar no compromisso a longo prazo com o salário que certamente seria o maior do elenco.

A questão é que, neste momento, o Alviverde faz o movimento oposto. Recentemente, o time se livrou dos pagamentos de Dudu, Bruno Henrique e Ramires, três dos maiores salários do time, sem nem contar na briga que travou para renovar o contrato com Gustavo Gómez.

No aspecto técnico, a situação de Hulk é relevante. O atacante passou os últimos cinco anos atuando na China, onde o nível de exigência é bem menor com a bola rolando e também na questão física.

Há uma lista de atletas que vão para o outro lado do mundo garantir a sua vida no aspecto financeiro, mas, quando volta para o alto nível, não consegue desempenhar o bom futebol seja por questões técnicas ou físicas. O Alviverde recentemente experimentou isso com Ramires e Ricardo Goulart.

Hulk ainda não é especialista na função em que o Palmeiras mais precisa de um substituto. Apesar de poder fazer o papel de um camisa 9, os maiores destaques da carreira do atacante são atuando pelos lados do gramado. Enquanto isso, um substituto direto de Luís Adriano é a maior carência do elenco palmeirense.

O namoro continua, com mensagens enviadas dos dois lados. Mas o final feliz do romance depende mais do esforço do atacante do que do Palmeiras, que já deixou claro os seus limites.