Topo

Danilo Lavieri

Palmeiras remendado de hoje é melhor que o titular de Luxemburgo

Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado por Raphael Veiga, contra o Ceará - Kely Pereira/AGIF
Jogadores do Palmeiras comemoram gol marcado por Raphael Veiga, contra o Ceará Imagem: Kely Pereira/AGIF

Colunista do UOL

18/11/2020 21h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Palmeiras remendado de Abel Ferreira está jogando mais do que o time titular que era treinado por Vanderlei Luxemburgo. Com quase 20 desfalques, o Alviverde foi para Fortaleza e se classificou diante do Ceará para a semifinal da Copa do Brasil.

A equipe de São Paulo foi superior em quase toda a partida, abriu 2 a 0 mesmo com um elenco devastado por lesões e pela covid-19 e relaxou. Nem mesmo o técnico português estava no banco por conta de uma suspensão. De longe, o comandante aproveitou o 5 a 0 no placar agregado, começou a fazer testes e viu os jogadores diminuírem o nível de competitividade a ponto de cederem o empate.

Ainda assim, o desempenho desse time com uma série de improvisos foi melhor do que outras partidas em que o elenco estava completo durante toda a temporada.

Para se ter uma ideia, o time começou com o jovem Aníbal titular do ataque, Mayke improvisado na lateral esquerda e uma zaga titular formada por Emerson Santos e Renan, que atuam juntos só pela terceira vez seguida.

Quem imaginaria, há pouco mais de um mês, que Raphael Veiga faria um gol de letra com passe de Lucas Lima? Quem imaginaria, aliás, que Veiga faria seis gols nos últimos seis jogos? Quem diria que uma zaga com atletas que há pouco não ficavam nem no banco teria uma partida sem tantos sustos?

Em entrevista recente ao SBT, Zé Rafael admitiu que houve desgaste entre o elenco e Vanderlei Luxemburgo. O treinador deixou a Academia de Futebol afirmando que não tinha time para jogar bonito, pediu reforços e acabou demitido depois de derrotas para Botafogo, São Paulo e Coritiba.

De casa, um dos maiores técnicos da história do futebol brasileiro e, talvez, da história do Palmeiras, assistiu o elenco se recuperar sem nenhuma contratação de impacto, com direito a vitórias empolgantes como a de 3 a 0 para cima do Atlético-MG.

Luxemburgo terá para sempre um lugar na galeria de ídolos do Palmeiras, mas mostrou em sua última passagem no Alviverde que está longe de viver a melhor fase da carreira, como já havia mostrado em alguns outros trabalhos recentes.