Topo

Danilo Lavieri

Seleção volta ao palco de recorde e de um dos melhores jogos da Era Tite

Seleção brasileira ganhou do Uruguai com gols de Paulinho e Neymar em Montevidéu - Andres Stapff/Reuters
Seleção brasileira ganhou do Uruguai com gols de Paulinho e Neymar em Montevidéu Imagem: Andres Stapff/Reuters

Colunista do UOL

17/11/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Brasil volta hoje (17) para o palco em que apresentou um de seus melhores desempenhos na Era Tite, com direito a quebra de recorde. Diante do Uruguai, a seleção pisará no Centenário a partir das 20h e trará à memória de alguns atletas e de toda comissão do jogo que terminou em 4 a 1, de virada, com estádio completamente tomado pelos donos da casa pelas Eliminatórias em 2017.

Naquela ocasião, a seleção deixou Montevidéu impressionando. O time de Tite foi superior em todos os aspectos: tático, técnico, disposição... A apresentação calou os milhares de uruguaios e deixou os poucos brasileiros nas arquibancadas comandando o som do jogo.

E não é só opinião do blog. Há jogadores e vários membros da comissão que também colocam esta partida como uma das mais importantes da Era Tite, ao lado do 3 a 0 contra a Argentina, no Mineirão. Naquele jogo, foram três gols de Paulinho e uma pintura de Neymar, em um triunfo que praticamente carimbou a vaga do time na Rússia, em 2018.

Mais do que o 4 a 1 no placar, a partida impressionou também por algumas marcas quebradas. Até então, o Uruguai não havia sido derrotado dentro de casa. Aquela vitória também representou uma marca inédita na história da seleção: jamais, em toda sua história, o time havia somado sete triunfos seguidos na qualificatória da Copa do Mundo. O máximo, em 1969, tinha ocorrido sob o comando de João Saldanha, com seis em sequência.

O gol foi o primeiro da vida de Neymar contra o Uruguai defendendo a seleção principal, assim como a vitória representava a primeira virada conseguida pelo time comandado por Tite.

E tudo isso lembrando que o treinador havia herdado um trabalho de Dunga, que deixou a seleção após a eliminação na Copa América dos Estados Unidos, em 2016, e em uma posição perigosa nas Eliminatórias.

Daquela partida, apenas dois atletas continuam como titulares: Marquinhos e Roberto Firmino. Alisson, até então titular, estará no banco de reservas, uma vez que Ederson é o novo escolhido de Tite.

Dani Alves, Miranda, Marcelo, Paulinho e Renato Augusto não frequentam mais as listas do comandante e também disputaram o jogo. Casemiro, Coutinho e Neymar estavam na partida, mas não estão na lista por lesão e covid-19.