Topo

Danilo Lavieri

Tite dá nova chance a Arthur, que ainda não convenceu Pirlo na Juventus

Filippo Alfero - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images
Imagem: Filippo Alfero - Juventus FC/Juventus FC via Getty Images

Colunista do UOL

23/10/2020 11h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A convocação de hoje (23) da seleção brasileira para os jogos contra Uruguai e Venezuela teve como uma das principais novidades a volta de Arthur, da Juventus. O meio-campista ainda não conseguiu se firmar na Itália por conta do seu estilo de jogo, mas vai voltar a ser observado pela comissão de perto.

Na última convocação, ele havia perdido espaço para Douglas Luiz e Bruno Guimarães. A sua saída conturbada do Barcelona e falta de ritmo de jogo por isso foram as justificativas para que ele não fosse lembrado.

Agora, Tite volta a dar uma chance para o atleta de 24 anos muito mais pelo passado recente e potencial do que pelo presente. Na Copa América de 2019, ele já era uma das grandes apostas do treinador e deixou uma boa impressão, apesar da lesão que teve na fase de preparação.

Se fosse considerar apenas o momento, ele provavelmente não ganharia a concorrência com Bruno Guimarães. Arthur não convenceu nem Pirlo. O técnico da Juventus não colocou o meio-campista brasileiro por 90 minutos em nenhuma ocasião na temporada e ainda citou dificuldades no seu estilo.

"Ele é um jogador particular e possui características do futebol espanhol. O jogo dele é muito curto e ele está ligado ao Barcelona. Ele ainda toca muito na bola enquanto em certas ocasiões que pode acelerar. Estamos trabalhando nisso", disse o técnico italiano recentemente.

Arthur terá que mostrar bastante serviço para recuperar o espaço de titular, porque Douglas Luiz teve boas apresentações e encantou a comissão técnica. Ele foi mantido na lista.

Enquanto isso, Bruno Guimarães mantém a boa fase no Lyon, mas perde algumas oportunidades de ser observado pelo fato de sua equipe não disputar a Liga dos Campeões. Vale lembrar que ele até começou a preparação treinando como titular. Fora da principal, ele teve seu nome incluído na lista da seleção olímpica, que fará amistosos na próxima data Fifa.

Além dessa mudança no meio, Tite dará chance a Eder Militão, que não teve uma boa apresentação contra o Shakhtar Donetsk, e Vinicius Júnior, que entrou nessa mesma partida e fez um dos gols da derrota do Real Madrid. Eles ocupam os lugares que foram de Felipe e Rodrygo na última lista.

A lista ainda teve os retornos de Alisson, do Liverpool, e Gabriel Jesus, do Manchester City, que ficaram de fora dos últimos jogos por lesão.