Topo

Danilo Lavieri

Escolhas de Tite potencializam Renan Lodi e Douglas Luiz na seleção

Renan Lodi disputa bola com Cristhian Arabe, durante a partida entre Brasil e Bolívia - AMANDA PEROBELLI/REUTERS
Renan Lodi disputa bola com Cristhian Arabe, durante a partida entre Brasil e Bolívia Imagem: AMANDA PEROBELLI/REUTERS

Colunista do UOL

09/10/2020 23h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A escolha tática de Tite conseguiu potencializar o jogo de alguns atletas importantes na goleada contra a Bolívia hoje (9) na abertura das Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022. O principal deles é Renan Lodi.

O lateral esquerdo foi um dos melhores do time e virou um ponta na fase ofensiva, com a proteção de Douglas Luiz, que caía mais nas costas de Renan para a proteção. O meio-campista, aliás, é outro que teve atuação segura nesta sexta-feira, em uma das posições mais concorridas da seleção.

O atleta do Aston Villa ocupou uma posição que tem concorrentes como Bruno Guimarães, destaque da seleção pré-olímpica, além de Gerson e Arthur, que não foram lembrados para esta convocação.

As duas posições estão entre as mais observadas pela comissão pelas opções disponíveis e pela necessidade de renovação após saídas importantes após a última Copa do Mundo.

Roberto Firmino, escalado mais à frente, também correspondeu às expectativas ao repetir as boas atuações que tem no Liverpool, quando não atua só como camisa 9. Sua mobilidade ajudou o Brasil a ter uma atuação ofensiva dominante, com Neymar também em ótima noite técnica.

Everton Cebolinha não conseguiu se destacar pela direita porque a tática exigiu algumas mudanças em relação ao que ele está acostumado a jogar, mas seu bons jogos recentes com a amarelinha dão crédito com a comissão.

É claro que a Bolívia não é um time extremamente forte e que poderia desafiar muito a seleção de Tite, mas quando se pega um time fraco tecnicamente o importante é fazer o que a Brasil fez: atropelar e ganhar sem que seu goleiro seja exigido.