Topo

Danilo Lavieri

Palmeiras define compensação que exime Junior da obrigação de comprar Borja

Borja poderá renovar seu acordo com o Palmeiras até 2023 -  Bruno Ulivieri/AGIF
Borja poderá renovar seu acordo com o Palmeiras até 2023 Imagem: Bruno Ulivieri/AGIF

Colunista do UOL

06/10/2020 16h59

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com Thiago Ferri, do UOL, em São Paulo

Para liberar o Junior Barranquilla da obrigação de compra de 50% dos direitos econômicos de Miguel Borja, o Palmeiras estipulou como contrapartida a possibilidade de renovar o contrato com o atacante por mais dois anos. A mudança está encaminhada, mas ainda não foi oficializada.

O clube brasileiro tem acordo com o jogador até 2021 e vai colocar no papel a possibilidade de renovar o vínculo por mais dois anos de maneira unilateral. Ou seja, caso seja vontade do Alviverde, a renovação é automática independente da vontade do atleta.

A primeira renovação já estava prevista no atual contrato, mas tinha como prazo o mês de novembro. Agora, o limite é em março, o que, em tese, dá mais tempo para a diretoria tomar uma decisão de acordo com os interessados no mercado.

A estratégia adotada pela diretoria palmeirense tem como objetivo ganhar tempo para vendê-lo e tentar reaver parte dos US$ 13,5 milhões que desembolsou por 100% de seus direitos.

Inicialmente, o Palmeiras havia colocado em contrato que o Junior Barranquilla seria obrigado a comprar 50% dos direitos do jogador por US$ 4,3 milhões caso ele atingisse 27 gols ou atuasse em 73% das partidas do time na temporada. Os salários são de responsabilidade do Barranquilla.

Recentemente, a equipe colombiana entrou em contato com o Alviverde para avisar que não teria condições financeiras de cumprir com o combinado por conta da pandemia e decidiu afastá-lo do time titular para evitar que as metas fossem batidas como expliquei neste blog mais cedo. Ele não disputou o último jogo e não entraria em campo enquanto o impasse não fosse solucionado.

Para não deixar que o jogador ficasse parado, o Palmeiras topou fazer a mudança no acordo e agora torce para conseguir uma nova proposta por Borja nas próximas janelas.

Novos empréstimos que sirvam de vitrine são considerados os modelos ideais, porque o time brasileiro não arca com salários e tem a chance de conseguir uma revenda com atuações frequentes do atleta.

Na última semana, os empresários de Borja sinalizaram com o interesse do Besiktas, mas a janela foi fechada sem nenhuma proposta oficial.