Topo

Danilo Lavieri

Santos teme Sampaoli e Mattos e pede concorrência solidária contra motim

Jesualdo Ferreira e José Carlos Peres em apresentação do novo técnico do Santos - Fernanda Luz/AGIF
Jesualdo Ferreira e José Carlos Peres em apresentação do novo técnico do Santos Imagem: Fernanda Luz/AGIF

Colunista do UOL

21/07/2020 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Dirigentes do Santos mantiveram conversas com diferentes clubes na última segunda-feira (20) pedindo solidariedade a seus concorrentes. A ideia é minimizar danos no momento extremamente complicado que o time da Vila Belmiro vive em meio à crise financeira que se agravou com pandemia de Covid-19. Segundo soube o blog, o tom do papo tem sido no sentido do "pensamento coletivo" e sugere que os times não tentem a contratação de atletas que podem sair por meios judiciais por conta de atraso salarial.

O pedido vem no momento em que o clube do litoral de São Paulo enfrenta ações do Trabalho de Everson e Eduardo Sasha por conta da falta de pagamento de FGTS e direitos de imagem. Há ainda uma lista de atletas que também têm atraso e podem seguir o mesmo caminho.

Para piorar, há uma espécie de motim entre os atletas, que preferem não conversar com o presidente José Carlos Peres. O péssimo relacionamento entre as partes já existe há um tempo e se agravou durante a pandemia. Os atletas alegam que seus salários foram cortados sem nenhum tipo de negociação.

Já houve primeiras consultas por parte de empresários de atletas insatisfeitos no Santos que não prosseguiram porque times preferiram não entrar na briga judicial em nome do bom relacionamento.

Alexandre Mattos, Jorge Sampaoli e Gabriel Andreta se reúnem no Atlético-MG - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG - Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG
Imagem: Bruno Cantini/Divulgação/Atlético-MG

Históricos de Sampaoli e Mattos geram temor

Por enquanto, o Atlético-MG caminha na direção oposta. O maior temor santista tem dois motivos especiais: Jorge Sampaoli e Alexandre Mattos. O treinador deixou a Baixada Santista brigado com Peres e não se importaria em contratar seus atletas favoritos. Everson, inclusive, pode ter como destino a Cidade do Galo caso consiga vitória na Justiça.

Além do argentino, o time de Belo Horizonte conta com Alexandre Mattos no comando. Os santistas não confiam no bom senso do executivo. O ex-diretor palmeirense já aproveitou dessa situação em várias outras ocasiões para contratações, inclusive tirando atletas do Santos, como foram os casos de Arouca, que depois entrou em acordo, e Aranha.

Ainda no fim de 2014, quando deixava o Cruzeiro para acertar com o Palmeiras, Mattos ainda alinhou o acordo com Gabriel e Lucas. Os dois deixaram o Botafogo e foram contratados pelo Alviverde para 2015 também alegando falta de pagamento de salários. Mais recentemente, outro atleta que usou do mesmo meio foi Gustavo Scarpa, que entrou na Justiça para sair do Fluminense e assinar com a equipe de Palestra Itália.

Neste caso, no entanto, o time das Laranjeiras conseguiu complicar a contratação ao recorrer nos tribunais e fez o Alviverde desembolsar quase R$ 7 milhões à época.

Ainda há Gabriel Andreata, gerente do Atlético-MG que deixou a Vila Belmiro em pé de guerra com Peres e também não faria esforço para ajudar seu ex-clube.