Topo

Craque Daniel

Treinador é quem assume

Douglas em ação pelo Avaí durante jogo contra o Goiás no Brasileirão do ano passado - Guilherme Hahn/AGIF
Douglas em ação pelo Avaí durante jogo contra o Goiás no Brasileirão do ano passado Imagem: Guilherme Hahn/AGIF

05/10/2020 04h00

A Libertadores da América já começou a semana em estado de pânico generalizado com a notícia da última sexta, de que o atleta Douglas teria rescindido contrato com o Brasiliense com o intuito de se transferir para "um clube que disputa a Libertadores", sem revelar o time.

As diversas agremiações nacionais e internacionais que disputam a competição passaram o fim de semana em sinal de alerta máximo e com portões fechados, devido ao temor da ameaça do meia, que pode aparecer para treinar em qualquer uma dessas equipes a qualquer momento.

Pelo menos uma notícia boa para o torcedor do Corinthians, que, fora da competição, se vê livre ao menos desse problema num ambiente já em crise e com iminente troca de treinador - especialmente após no sábado o time ter demonstrado a mesma dificuldade para derrotar marcas de energético que tem para com clubes de futebol.

Em relação ao novo técnico, o Presidente Andrés Sanchez já deixou claro que não quer um profissional estrangeiro, então essa coluna fez um detalhado raio-x dos principais nomes nacionais especulados para assumir o clube. Raio-x que deve influenciar a decisão da diretoria (não por acaso o novo treinador não foi anunciado antes da minha publicação), portanto foi feito com toda responsabilidade:

Celso Roth

Celso Roth, técnico - Friedemann Vogel/Getty Images - Friedemann Vogel/Getty Images
Imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Sempre um risco quando há uma troca de treinador no mercado, Roth tornou-se sinônimo de retranca, fama que ele alega ser fruto de preconceito por parte da imprensa. Atentos, setores da diretoria alvinegra estudam uma brecha legal para a naturalização compulsória do treinador para uma outra nacionalidade e identidade, talvez uma bela mulher panamenha, assim encaixando-o na categoria "estrangeiros", tão evitada pelo Presidente. A operação blindaria o clube, e Celso teria a chance de começar uma nova vida no Panamá.

Dunga

Dunga participa da cerimônia "The Best", da Fifa - Emilio Andreoli/Getty Images - Emilio Andreoli/Getty Images
Imagem: Emilio Andreoli/Getty Images

Desempregado desde a eliminação na primeira fase da Copa América em 2016 alegando virose nos atletas, Dunga tem experiência com campanhas desastrosas em ambientes virais, o que se encaixaria perfeitamente no momento do Parque São Jorge. Sem falar que, com o corte no auxílio emergencial pandêmico do governo, crescem as chances de que esse profissional do desemprego aceite alguma proposta - qualquer proposta - e não mais apenas ambiciosos projetos para eliminar a seleção brasileira.

Seu diferencial é a adaptação a situações de pressão, injustiça, ridicularização, humilhação, azar, xingamentos e animosidade em geral, o que é muito bem visto no clube. Não podemos esquecer que como atleta, no maior momento de sua carreira, ao levantar a taça do tetra, Dunga optou por se eternizar gritando palavrões direcionados à imprensa e crianças presentes no estádio, ou seja: garra e determinação que agradam.

Mano Menezes

Mano Menezes durante empate entre Palmeiras e Corinthians - Cesar Grecco/Ag. Palmeiras/Divulgação - Cesar Grecco/Ag. Palmeiras/Divulgação
Imagem: Cesar Grecco/Ag. Palmeiras/Divulgação

Acabou de chegar ao Bahia, mas seu perfil de abandonar projetos em andamento dá esperanças à diretoria.

Sylvinho

Sylvinho foi demitido do comando técnico do Lyon - LOIC VENANCE / AFP - LOIC VENANCE / AFP
Imagem: LOIC VENANCE / AFP

Tem a seu favor a belíssima campanha que o Lyon protagonizou na última Liga dos Campeões, fazendo a equipe encantar a Europa assim que o demitiu. Pesa contra o fato de ser um projeto de longo prazo, pois para demiti-lo é preciso contratá-lo, ou seja, um xadrez administrativo para que os atletas possam crescer no alívio de sua saída. Um modelo ambicioso como esse leva tempo, mas os cartolas já consideram brechas jurídicas para demitir o treinador sem precisar trazê-lo.

Tite

Técnico Tite reage durante eliminação do Corinthians para o Tolima, em 2011, na Colômbia - Felipe Caicedo/LatinContent - Felipe Caicedo/LatinContent
Imagem: Felipe Caicedo/LatinContent

(Finalmente) questionado na seleção, é quase uma obsessão adolescente do corintiano, que em vez de idolatrar jovens coreanos veneram um gaúcho de meia idade. E como todo sonho adolescente, tem quase nenhuma chance de se concretizar.

Um caso de exceção talvez seja apenas aquela moça que realizou o sonho de se casar com o Axl Rose no clipe de November Rain, mas ainda assim infelizmente ela vem a falecer no mesmo clipe, sem motivo aparente, depois que começa a chover. Uma possibilidade é que ela tenha tido uma forte reação alérgica à chuva, o que não fica claro, e talvez por isso o Axl tenha ficado tão abalado.

Sem contar que, durante a cerimônia, o Slash sai rapidamente da igreja para fazer um solo à beira de um penhasco. Todo guitarrista dos anos 80/90 estava sempre prestes a fazer um solo à beira de um penhasco (e depois arremessar o instrumento no barranco), por isso era preciso ficar de olho. Mas de qualquer forma era tudo um sonho - ou será que não? Eu nunca entendi esse clipe.

Essa coluna não reflete nem minhas próprias opiniões. Escrevo enquanto discordo veementemente de minhas próprias palavras.

Craque Daniel é apresentador do Falha de Cobertura, (supostamente) ex-jogador, empresário de atletas e inocentado de todas as acusações feitas contra ele. (Personagem interpretado por Daniel Furlan, um dos criadores da TV Quase, que exibe na internet o Falha de Cobertura e Choque de Cultura.)

Questionamento do Cerginho

Questionamento do Cerginho para coluna do Craque Daniel - Coluna do Craque Daniel - Coluna do Craque Daniel
Imagem: Coluna do Craque Daniel