Topo

Clodoaldo Silva

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Zanardi volta pra casa e paralímpico ucraniano e pego no doping

Alex Zanardi durante Jogos Paralímpicos Rio 2016 - Ricardo Moraes
Alex Zanardi durante Jogos Paralímpicos Rio 2016 Imagem: Ricardo Moraes

23/12/2021 19h08

Nesta semana, temos duas notícias que movimentaram o mundo paralímpico. Uma é de esperança e muita luta: o ex-piloto de Fórmula 1 e campeão paralímpico de ciclismo, Alex Zanardi, voltou para casa depois de quase 18 meses no hospital após um acidente de bicicleta para cadeirantes. A outra é de alerta sobre doping para atletas paralímpicos: o ucraniano quatro vezes medalhista na natação em Jogos Paralímpicos, Iaroslav Denysenko, foi suspenso por dois anos devido a teste adverso para substância proibida hidroclorotiazida e seu metabólito.

Fiquei muito feliz com a notícia da recuperação do Zanardi. Uma coisa é certa: podemos dizer que ele é um grande exemplo de força e resiliência. Para quem não sabe, Zanardi correu a Formula 1 , na Cart, acumulando grandes prêmios durante sua carreira.

Em 2001, ele sofreu um acidente durante uma competição que quase causou sua morte. Ele teve as duas pernas amputadas acima do joelho. O guerreiro se recuperou e voltou para as pistas dois anos depois.

Paralelo ao automobilismo, em 2007, o italiano iniciou uma jornada no paraciclismo, onde soma quatro medalhas de ouro e duas de prata. Quando tudo parecia ir bem, em junho de 2020, Zanardi sofreu um grave acidente em uma prova de paracilcismo em Toscana, na Itália. Ele perdeu o controle de sua handbike e foi atropelado por um caminhão.

No período que ficou internado, o italiano passou por diversas operações. Agora, o guerreiro irá seguir os tratamentos com fisioterapeutas, neuropsicólogos e terapeutas de fala. Todos com evolução constante.

Renascendo novamente das cinzas, ficamos na torcida para que nossa fênix ressurja em grande estilo na vida e nas competições. A gente fica acompanhando o desfecho da história, mas muito felizes com a notícia da saída dele do hospital. Força, garoto!!

Doping paralímpico

Deu ruim para o Iaroslav Denysenko, ucraniano quatro vezes medalhista na natação em Jogos Paralímpicos. O atleta foi suspenso por dois anos devido a teste adverso para substância proibida hidroclorotiazida e seu metabólito. A hidroclorotiazida está na lista de substâncias proibidas pela Agência Mundial Antidoping na seção diuréticos e agentes mascaradores.

A punição para Denysenko foi iniciada dia 10 de agosto e é válida até 9 de agosto de 2023. A vida do nadador complicou e muito. Vamos aguardar para ver as cenas dos próximos capítulos dessa história.

Abraços aquáticos para todos e Feliz Natal. Na próxima semana tem mais!