Topo

Clodoaldo Silva

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

5 influencers com síndrome de Down que você precisa conhecer

Esta é a modelo Maju de Araújo - Reprodução/Instagram
Esta é a modelo Maju de Araújo Imagem: Reprodução/Instagram

26/03/2021 04h00

Tenho percebido que as redes sociais estão cheias de influencers com deficiência e acredito sinceramente que isso é muito importante. Primeiro porque demonstra que uma pessoa com deficiência pode ser o que ela quiser. Segundo porque serve de ferramenta informativa para a sociedade. Terceiro porque ajuda a quebrar o paradigma e faz com que olhemos para os diferentes tipos de deficiência com mais naturalidade. Eu sempre falo que precisamos ocupar espaços. Ser visto é ser lembrado.

Eu sigo uma série de influencers com deficiência e muitos perfis institucionais que fazem um trabalho relevante voltado para a inclusão. Resolvi compartilhar com vocês alguns perfis de influencers com síndrome de Down que têm feito muito sucesso nas redes. Vale lembrar que no dia 21 de março foi comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down.

Confira abaixo os perfis que separei:

Cacai

Considerada a primeira influencer com síndrome de Down do Brasil, Cacai Bauer faz história nas redes sociais e também ajuda a quebrar preconceitos contra a síndrome de Down. Nas suas redes, Cacai aborda assuntos como o capacitismo, a condição genética, a importância da inclusão social, além dos seus conteúdos de humor. No Instagram ela já acumula mais de 320 mil seguidores.

Super Chico

Sempre sorridente, o Super Chico sempre está com diferentes trajes na internet. Ele já se fantasiou de muitos super-heróis e de diversos personagens. Chico nasceu em 2016, é um menino de quatro anos que tem síndrome de Down e vários outros problemas de saúde como displasia pulmonar. No entanto, sua mãe, a advogada Daniela Guedes Bombini, começou a colocar fotos do Chico no Instagram depois de perceber que as pessoas gostaram de ter informações sobre o estado de saúde do seu filho e sobre o cotidiano dele, bem como se interessaram por informações sobre a síndrome de Down.

Com as postagens, Daniela não só acredita que está demonstrando momentos do cotidiano do Chico, o que pode ajudar muitas mães, mas também sabe que as imagens do Super Chico fazem os seguidores felizes. No ano passado, o Chico teve covid e a mobilização nas redes pela cura do garoto foi grande. Muitos artistas gravaram vídeos com depoimentos emocionantes para o Chico. O Instagram do garoto é uma inspiração para as pessoas.

Mariana Educada

Outro perfil que vale muito a pena seguir é o da @marianaeducada. Atualmente, ela possui quase 700 mil seguidores no Instagram. A conta também é administrada pela mãe, Vânia Santana, que acredita que o perfil colabora para que as pessoas tenham mais informação sobre a síndrome de Down e consigam ver que crianças como sua filha têm potencial igual às crianças sem deficiência e que precisam mesmo é de tratamento igual. No perfil, Vânia mostra o cotidiano da Mariana que é adorada pelo público, além de ser uma criança muito amável e engraçada.

Downlícia

Desde os 10 anos, Gabriel Bernardes de Lima já se interessava pela cozinha. Sua mãe, Martha, foi a sua maior incentivadora. Com medo do menino se machucar com suas peripécias no fogão, ela o ensinou a cozinhar. Logo Martha percebeu que cozinhar daria autonomia para o filho. Foi o que aconteceu. Aos poucos, Gabriel desenvolveu suas habilidades e hoje é exemplo de empreendedorismo. Ele montou a empresa Downlícia e é atuante nas redes sociais.

Além de vender os produtos feitos por ele mesmo, Gabriel também virou sensação em participações no mundo corporativo. Por meio das habilidades na cozinha, ele adquiriu sua autonomia financeira e conquistou sua independência. Em suas redes sociais, Gabriel mostra como faz e cuida do visual dos produtos, além de compartilhar receitas com seus seguidores, que já são mais de 300 mil.

Maju

Maria Júlia, a primeira modelo com síndrome de Down do Brasil a participar da Fashion Week, também é mais uma influencer que se destaca. A modelo que ficou conhecida também por promover a campanha "Inclusão não é moda, inclusão é cidadania" já coleciona mais de 260 mil seguidores no Instagram. O objetivo maior de Maju é inspirar pessoas e quebrar preconceitos. Seus posts seguem os trends do Instagram e são supermodernos.

Abraços aquáticos e excelente sexta-feira.