Topo

Coluna

Campo Livre


Campo Livre

Um sinal de alerta para o tênis no Brasil

Marcelo Meyer, ex-jogador de tenis e treinador de Fernando Meligeni, Andrea Dadá Vieira e Cassio Motta - Arquivo pessoal/Facebook
Marcelo Meyer, ex-jogador de tenis e treinador de Fernando Meligeni, Andrea Dadá Vieira e Cassio Motta Imagem: Arquivo pessoal/Facebook

Marcelo Meyer

27/10/2020 04h00

Um dinâmico esporte está chamando a atenção e demonstrando ser, um fenômeno de crescimento e sucesso no nosso pais. Trata-se do Beach Tênis.

Inicialmente esta modalidade era praticada apenas em algumas praias do nosso pais, mas agora, clubes, academias, hotéis, condomínios, passaram a construir inúmeras quadras para os antigos e novos praticantes.

Para quem ainda não conhece, a quadra é de areia e menor e a rede é mais alta que a do jogo de tênis. O esporte é praticado preferencialmente em duplas e as raquetes pequenas são de madeira ou material similar e mais sofisticado. Outro detalhe: na maioria das vezes joga-se com música ao lado das quadras.

Quais os segredos deste sucesso? O esporte é muito fácil de jogar; os equipamentos são relativamente baratos comparados ao tênis; pode-se jogar, descalço, de short e camiseta, ou simplesmente calção de banho e sem camisa; é um esporte para todas as idades; e o envolvimento social dos praticantes é enorme, com torneios geralmente promovidos com festas, comidas, brindes etc.

Concorrência para o jogo de tênis?

Na minha opinião, o tênis nunca perderá o brilho, a beleza, a tradição, o glamour e o encanto dos grandes torneios. Além disso, os tenistas brasileiros, nos últimos anos, vem conquistando em jogos de duplas resultados surpreendentes, no cenário internacional.

Na modalidade de simples, já não posso dizer o mesmo. Até a presente data, desde os tempos de Guga, há quase 20 anos, não tivemos nenhum jogador entre os 20 melhores do ranking mundial.

Para formarmos novos jogadores de alta performance, o que mais necessitamos é uma quantidade muito maior de crianças jogando para aumentar a chance de descobrirmos novos talentos. Também precisamos investir em estrutura para formar estes promissores jogadores.

O que realmente preocupa? Estou vendo no momento, uma quantidade enorme de jogadores de tênis migrando para o Beach Tênis, além dos novos participantes. Clubes muito tradicionais em São Paulo e outros Estados estão transformando algumas quadras de tênis em quadras de Beach Tênis. Até aí tudo perfeito.

Como consequência mais imediata, o atual fenômeno poderá afetar principalmente os fabricantes de material e prestadores de serviços para o tênis, como pisos de quadra, acessórios, raquetes, encordoamento, professores etc.

Por outro lado, um novo mercado emergente está se abrindo e crescendo para esta nova modalidade.

O que fazer?

  1. O jogo de tênis precisa ser ensinado e apresentado de uma maneira mais simples, divertida e lúdica para as crianças.
  2. O adulto, jogador amador, precisa ser mais valorizado, com bons torneios, viagens em grupos para jogar e assistir a torneios internacionais, como já fazem alguns poucos promotores.
  3. A parte social entre os praticantes precisa ser mais valorizada e promovida.

Eu ainda poderia fazer uma lista imensa de sugestões para incrementar e satisfazer o tenista amador, que na verdade é quem sustenta o tênis como negócio.

Conclusão

Em uma rápida pesquisa, nos últimos anos, dos tenistas brasileiros que alcançaram uma colocação no ranking mundial, entre os 200 melhores do mundo, 90% do total aprenderam a jogar tênis quando criança, levados pelos pais, tios ou algum amigo envolvido com o esporte.

Portanto, se o tênis está, neste momento, perdendo uma grande fatia de mercado de praticantes, a consequência poderá ser que, num futuro próximo, um número menor de crianças começará a jogar tênis. Isto, sem dúvida, diminuiria a nossa demanda de praticantes jovens no esporte.

Por outro lado, se o Beach Tênis continuar crescendo no Brasil e em vários outros países, quem sabe, com o tempo, poderá se tornar um esporte olímpico, a exemplo do skate e do surfe.

Neste caso, com a quantidade de praias do nosso litoral e facilidade para praticar este esporte, tenho certeza, que teremos vários jogadores de destaque no cenário internacional, como exemplo o vôlei de praia e do surfe

Repetindo, o tênis nunca perdera o brilho e o reinado, porém é sempre bom estar atento.

*Marcelo Meyer é paulista, ex-jogador profissional, e fundador de algumas das principais academias de tênis no Brasil. Foi treinador de Fernando Meligeni, Andrea Dadá Vieira e Cassio Motta, entre outros. Comentarista por vários anos de torneios de tênis pela Record TV e TV Bandeirantes

Campo Livre