Topo

Bruno Andrade

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Richarlison é o Brasil que nós queremos

Richarlison brilhou na estreia do Tottenham na Liga dos Campeões 2022/23 - Vincent Mignott/DeFodi Images via Getty Images
Richarlison brilhou na estreia do Tottenham na Liga dos Campeões 2022/23 Imagem: Vincent Mignott/DeFodi Images via Getty Images

Colunista do UOL

08/09/2022 08h06

Num Brasil tão carente de ídolos no futebol e, principalmente, de referências no poder, Richarlison desponta como o nosso salvador. Nos enche de orgulho a cada conquista. A cada gol. A cada manifestação pública.

Vive da bola, mas não somente para a bola. Tem total noção da necessidade e responsabilidade de furar constantemente a bolha que permite e favorece o comodismo entre os "seus".

Não é um exemplo tão somente por valorizar o próprio (sofrido) passado - e de tantos outros. É o que é porque contesta o presente e, especialmente, olha para o futuro. O dele e de todos os brasileiros.

Felizmente, só correr, driblar e balançar redes são insuficientes. Uma grandeza que não cabe dentro das quatro linhas. Critica quem tem de criticar. Expõe o que precisa ser exposto. Dá a cara a tapa, enquanto a maioria prefere o silêncio.

Os dois gols na vitória do Tottenham diante do Olympique da Marselha na Liga dos Campeões vão muito além da estreia em grande e dos três pontos. É o virar dos holofotes para quem realmente importa e merece brilhar.