PUBLICIDADE
Topo

Gênio do basquete, Pat Riley completa 75 anos hoje

Pat Riley - Divulgação / Heat
Pat Riley Imagem: Divulgação / Heat
Fábio Balassiano

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.

20/03/2020 15h58

Um dos grandes gênios do basquete completa 75 anos hoje. Manda-chuva e um dos proprietários do Miami Heat, Pat Riley tem mais de 40 anos de NBA e é o único ser humano do planeta a ser campeão como jogador (Lakers, 1972), técnico (Lakers na década de 80 e Miami em 2006) e como executivo (Heat em 2012 e 2013).

Tive a oportunidade de entrevistá-lo em 2014, quando o Miami esteve no Brasil, e vale a pena reler o conteúdo clicando aqui. Co-criador do Lakers do Showtime, quando foi o técnico que colocou Magic Johnson em outro patamar, treinador do Knicks de Patrick Ewing, do Miami Heat de Alonzo Mourning e depois de Shaquille O'Neal e Dwyane Wade, além do arquiteto do grande Miami bicampeão com LeBron James, Wade e Chris Bosh, Riley é uma dessas figuras geniais que aparecem no esporte uma vez a cada 100 anos.

Vaidoso, ele mesmo comentou em seu livro "The Winner Within" que quando assinou contrato com o Miami Heat na década de 90 exigia que durante as viagens a franquia lhe pagasse garrafas de vinho caríssimas e também que houvesse um armário exclusivo para ele e suas gravatas no vestiário do ginásio. Seu apelido, gomalina, tem referência ao gel que ele desde sempre usou quando se tornou assistente e depois técnico no Lakers no começo da década de 80.

Parabéns a ele!