Topo

Bala na Cesta

Primeira mulher em comissão técnica no NBB estreou no Corinthians

Rosana - Divulgação / Corinthians
Rosana Imagem: Divulgação / Corinthians

11/03/2020 05h05

A noite foi histórica ontem no ginásio Wlamir Marques, em São Paulo. Não tanto pela vitória do mandante Corinthians contra Mogi pelo NBB por 78-70 nesta terça-feira, mas sim porque Rosana Lopes, do Timão, tornou-se neste dia 10 de março de 2020 a primeira mulher a estar presente em uma comissão técnica de um time adulto da Liga Nacional de Basquete.

"É uma honra poder representar as mulheres do basquete brasileiro. Temos que trabalhar com dedicação, sem desistir, que com o momento essa oportunidade vem. Quero agradecer toda a Comissão Técnica e a Diretoria pela oportunidade e reconhecimento pelo trabalho", disse ao site do Corinthians.

Rosana, coordenadora das categorias de base do alvinegro, assumiu o cargo de auxiliar-técnica do treinador Bruno Savignani para as próximas partidas do NBB em substituição a Vitor Galvani, auxiliar-técnico do Timão, que está comandando a equipe Sub-21 no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-21. Ela estará junto com a equipe em mais uma oportunidade (no sábado contra o Minas).

Há mais de 30 anos como técnica de basquete, Rosana tem Hortência como inspiração. Ela já trabalhou com nomes como Leandrinho e Bruno Caboclo, ambos com passagens pela NBA. Além da quadra, Rosana é professora universitária no Centro Universitário Ítalo Brasileiro, com mestrado em Reabilitação Neuromotora.

Antes dela, Monica dos Anjos dirigiu times de base na Liga de Desenvolvimento do NBB (pelo Náutico, de Pernambuco, entre 2012 e 2015, e também pelo Extremos, da Paraíba, em 2016). Na NBA, Becky Hammon é o nome mais conhecido nesta inclusão das mulheres no basquete masculino. Desde 2014 a norte-americana é assistente técnica do San Antonio Spurs, da NBA.