Topo

Bala na Cesta

Por prevenção ao coronavírus, NBA anuncia lista de recomendações

CJ McCollum - Isaiah J. Downing/USA TODAY Sports
CJ McCollum Imagem: Isaiah J. Downing/USA TODAY Sports

03/03/2020 05h03

O primeiro alerta foi dado pelo ala-armador CJ McCollum, do Portland Trail Blazers, no Twitter.

"O Coronavírus oficialmente afetou Oregon, mais especificamente o Lake Oswego. Tenha certeza de que você está lavando as suas mãos com sabão por 20 ou mais segundos e cobrindo a sua boca quando você tossir. Estou oficialmente ficando um tempo sem dar autógrafos", disse McCollum.

A NBA, por sua vez, agiu rápido e ontem à tarde emitiu um memorando para atletas e franquias informando medidas preventivas contra o coronavírus. Abaixo as principais recomendações da liga norte-americana:

—> Os jogadores devem evitar cumprimentar outros atletas com a palma da mão, gesto conhecido como "high five" (a NBA sugere a interação por um toque leve entre punhos).

—> Atletas devem evitar segurar canetas, bolas e camisas a pedido dos fãs.

—> Jogador que contrair o coronavírus ficará obrigatoriamente 2 semanas afastado das quadras.

Para a Associated Press, a NBA emitiu a seguinte nota: "A saúde e a segurança de nossos funcionários, equipes, jogadores e fãs são fundamentais. Estamos coordenando nossas equipes e consultando especialistas em doenças infecciosas sobre o coronavírus e continuamos a monitorar a situação de perto".

A liga também demonstra grande preocupação em relação ao Nike Hoop Summitt, evento de jovens de todo mundo que acontecerá em abril de 2020. Disse que monitorará a situação e que, se for necessário, cancelará o evento de modo.