Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pior fase técnica de Arrascaeta é problema maior que Vidal no Flamengo

Arrascaeta em ação pelo Flamengo na partida contra o Boavista, válida pelo Campeonato Carioca - CELSO PUPO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO
Arrascaeta em ação pelo Flamengo na partida contra o Boavista, válida pelo Campeonato Carioca Imagem: CELSO PUPO/FOTOARENA/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL Esporte

02/02/2023 07h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Arturo Vidal disse antes mesmo de chegar ao Flamengo que o sonho dele era ser campeão no Maracanã lotado e ganhar a Libertadores. A diretoria contratou em movimento tipicamente populista para agradar a torcida das redes sociais.

Mas na própria internet dava para perceber que o chileno era o típico veterano imaturo, com postagens de gosto para lá de duvidoso, expondo a própria esposa em algumas delas.

Ao notar que será banco de Gerson como era de João Gomes, mas agora sem o time reserva de Dorival Júnior para estar sempre em campo, resolveu se oferecer ao Colo Colo e dar um chilique porque não entrou em campo na vitória por 1 a 0 sobre o Boavista, no Maracanã.

Vidal já realizou seu sonho carioca e agora é hora de chegar a um acordo "amigável" e deixá-lo partir para o Chile, sem viagem para o Marrocos. Depois ir ao mercado atrás de outro meio-campista. Simples assim.

Problema maior é o Flamengo disputar o Mundial de Clubes - último no formato atual, que ainda dá uma chance mínima do sul-americano ser campeão, antes da mudança que vai inchar o torneio e transformá-lo em uma sub-Champions, com sparrings de outros continentes - com o time mal técnica, tática e fisicamente, além da confiança abalada.

Ficou bem nítido, em especial no primeiro tempo, que a derrota para o Palmeiras na Supercopa deixou sequelas emocionais e a equipe está mais ansiosa, apressada, precipitando e errando os passes.

O símbolo desse mau momento é Arrascaeta. Mesmo com o desenho do meio-campo voltando a ser um losango, como nos tempos de Dorival, o uruguaio errou passes de dois metros e outros gestos técnicos que antes eram banais para o nível técnico do meia. E desta vez não há problema físico, já que a pubalgia que tanto atrapalhou na temporada passada, segundo o próprio jogador, está 100% curada

Se ele vai mal o time trava, ou depende demais de Everton Ribeiro, Gabigol e agora Gérson, que apoiou bastante as descidas de Filipe Luís pela esquerda.

É claro que é preciso descontar a preocupação com lesões em um jogo de Carioca e o medo do atleta de perder o "filé mignon", mas, ainda assim, o desempenho teve momentos constrangedores para o atual campeão sul-americano e da Copa do Brasil.

A volta à estrutura de 2022, com Matheuzinho fazendo o trabalho de abrir o campo e buscar o fundo que era de Rodinei, parece mesmo a solução emergencial para o torneio da FIFA. Mas, na prática, hoje o Flamengo é "zebra" contra Wydad Casablanca ou Al Hilal.na semifinal.

Torcida contra, ainda mais se o adversário for o Wydad, campeão africano e time da casa, tensão da estreia e um time longe da condição ideal. O duelo com o Real Madrid virou um sonho mais distante. Mas ainda possível, sem Vidal e com Arrascaeta proporcionando ao menos alguns lampejos, mesmo vivendo a pior fase técnica no Flamengo.