Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mesmo campeão da América, Flamengo é o "desafiante" no Carioca

Pedro, do Flamengo, tenta fazer a jogada durante jogo contra o Fluminense, válido pelo Campeonato Brasileiro - MARCELLO DIAS/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO
Pedro, do Flamengo, tenta fazer a jogada durante jogo contra o Fluminense, válido pelo Campeonato Brasileiro Imagem: MARCELLO DIAS/DIA ESPORTIVO/ESTADÃO CONTEÚDO

Colunista do UOL Esporte

14/01/2023 07h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Carioca começou na quinta, com Matheus França definindo a vitória dos garotos do Flamengo sobre o Audax em jogo antecipado no Maracanã. Mas a disputa começa efetivamente neste fim de semana.

Os rubro-negros perderam João Gomes, mas ganharam Gérson. Tendência é Vitor Pereira manter a base de Dorival Júnior com modificações pontuais já contra a Portuguesa, no domingo.

Campeão da Libertadores e da Copa do Brasil, elenco mais valioso da América do Sul. Favoritismo natural no estadual, certo?

Será?

O Fluminense é o atual campeão, conquista sob o comando de Abel Braga. Com Fernando Diniz chegou à semifinal da Copa do Brasil e ao G-4 no Brasileiro. Mesmo sem o orçamento bilionário do Fla e as SAF de Botafogo e Vasco, foi ao mercado para aumentar o leque de opções do treinador.

O Fla-Flu decidiu as últimas três edições. Duas conquistas para o Flamengo, uma para o Fluminense. Mas no confronto direto, o retrospecto recente é amplamente favorável aos tricolores: nos últimos onze jogos, sete vitórias, dois empates e só duas derrotas. No último duelo, vitória com autoridade por 2 a 1 sobre os titulares rubro-negros que terminariam a temporada com duas grandes conquistas.

Diniz ficou e precisa de um título na carreira. Tendência é utilizar titulares na maioria dos jogos e, agora, se precisar mudar há reposição mais qualificada. Sem necessidade de se desgastar em etapas preliminares na Libertadores, como no ano passado, terá um primeiro semestre mais administrável.

Enquanto isso, o Flamengo joga Supercopa do Brasil, Mundial e Recopa Sul-Americana. Ninguém sabe como sairá desses desafios. Pode voltar motivado por conquistas, mas também relaxar pelos objetivos alcançados maiores que o Carioca. Se fracassar retornará em crise, talvez até com novo treinador.

Mas nos últimos anos, com Roger Machado contra Rogério Ceni, Marcão contra Renato Gaúcho, Abel Braga contra Paulo Sousa ou Diniz contra Dorival, o Fluminense vem se impondo no Fla-Flu. Com entrega e concentração absolutas, inteligência e eficiência para vencer os clássicos.

Mesmo com o maior poder de investimento de Botafogo e Vasco, a tendência é que os dominantes nos últimos anos novamente se encontrem na decisão.

Quem é o favorito mesmo?

Se na América do Sul o Flamengo é campeão e potência, no estadual é o "desafiante" do Fluminense.