Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sem Oscar, como o Flamengo pode se virar na ausência de Arrascaeta?

Arrascaeta sente dores durante Flamengo x Athletico, confronto válido pelas quartas de final da Copa do Brasil - Thiago Ribeiro/AGIF
Arrascaeta sente dores durante Flamengo x Athletico, confronto válido pelas quartas de final da Copa do Brasil Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL Esporte

16/08/2022 08h15

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Oscar não vem mais para o Flamengo. Como era de se esperar, a janela de transferências se fechou e o Shanghai Port não liberou o jogador, temendo uma lesão ou até mesmo que o craque milionário do time chinês não retornasse mais ao clube.

Ponto para o jornalismo de verdade, não o especializado em mercado, que, por motivos óbvios, não tem pauta para 365 dias no ano e, na falta de temas para engajar, aumenta ou inventa. Sempre desconfie.

Mas o fato é que o Flamengo não se preparou para um "plano B" e segue com carência importante no elenco: um meia criativo para suprir as ausências do uruguaio De Arrascaeta. Seja em datas FIFA a serviço da seleção, seja por lesão ou suspensão.

É tão único no elenco que, justamente por ele o sistema tático muda quando Dorival Júnior escala os reservas. Sai do 4-3-1-2, com Arrascaeta como "enganche" atrás de Gabigol e Pedro e vai para um 4-3-3, com Marinho e Everton Cebolinha nas pontas e Lázaro como um nove "móvel", mas que também aparece na área para concluir.

Haverá data FIFA em setembro, de 21 a 27. A última antes da Copa do Mundo no Catar. A princípio, não desfalcará o time rubro-negro caso este sobreviva na Copa do Brasil e chegue às semifinais, já que a volta acontecerá na segunda semana de setembro e a final só em outubro. Nenhum risco também na Libertadores.

Mas o Brasileiro voltou a ser relevante, especialmente em caso de vitória fora de casa sobre o Palmeiras no domingo. E sempre há uma "armadilha" no calendário nacional: os jogos no dia seguinte ao fim da data FIFA. Ou seja, se as seleções que cedem os atletas jogam no último dia, ou no penúltimo mas em países muito distantes da América do Sul, não há tempo útil para deslocamento, descanso e preparação do jogador e ele acaba ficando de fora.

O Uruguai enfrenta o Canadá no dia 27. Já o Flamengo encara no dia seguinte o Fortaleza, no Castelão. É claro que, dependendo do que a equipe de Dorival Júnior tiver pela frente, o time reserva com Santos na meta pode ser acionado. Mas e se virar uma partida decisiva na luta pela liderança?

Não haverá muita solução além de alterar o sistema. Provavelmente com Gabigol e Cebolinha nas pontas e Pedro no centro do ataque. Caso este tenha sido chamado por Tite para uma última observação antes da lista final para o Mundial, Marinho entraria pela direita e Gabi atuaria centralizado.

Tudo porque Marcos Braz resolveu esperar Oscar até o último segundo em uma negociação que sempre pareceu improvável, pela importância e altíssimo salário do brasileiro na China. Agora o Flamengo terá que se virar com o que tem. Com enorme perda na criação sempre que estiver sem o craque uruguaio.

Inclusive na Arena da Baixada amanhã, caso Gabigol e Arrascaeta sejam punidos pelo STJD e desfalquem a equipe na volta das quartas da Copa do Brasil.