Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo deve tentar antecipar julgamentos de Gabigol e Arrascaeta

Gabigol e Arrascaeta comemoram o gol do uruguaio, na partida entre Flamengo e Botafogo - Gilvan de Souza/Flamengo
Gabigol e Arrascaeta comemoram o gol do uruguaio, na partida entre Flamengo e Botafogo Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Colunista do UOL Esporte

10/08/2022 06h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Flamengo jogou sério, mas não tudo que pode, para confirmar no Maracanã a classificação para as semifinais da Libertadores.

Diante de um Corinthians que só marcou cinco gols em dez partidas no torneio continental, bastou guardar bem a área com David Luiz e Léo Pereira, contar com Santos em chute de Adson no primeiro tempo e, na segunda etapa, definir a vaga com arrancada e passe geniais de Arrascaeta e gol de Pedro. A expulsão de Bruno Méndez foi só a pá de cal.

Disputar a terceira semifinal em quatro edições é um feito relevante do time rubro-negro. Só conseguiu o mesmo, com outra fórmula de disputa, nas edições de 1981, 1982, esta com classificação automática pelo título no ano anterior, e 1984. Não é pouco, longe disso. Mas estava muito bem encaminhado, pelos 2 a 0 em Itaquera. Bastou confirmar.

Outro fato, porém, ganhou relevância maior, pensando na temporada 2022: o STJD, depois de negar o primeiro pedido, resolveu aceitar a denúncia do Athletico contra Gabigol e De Arrascaeta, No empate sem gols da ida das quartas de final da Copa do Brasil, no Maracanã, o camisa nove revidou com pontapé uma falta de Fernandinho e o uruguaio deu carrinho, por trás, em Erick, para matar um contragolpe da equipe paranaense. Ambos levaram cartão amarelo.

Mas podem pegar "ganchos" pesados: Gabigol de até 12 partidas, por "praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente". E Arrascaeta de até seis jogos, por "praticar jogada violenta".

A decisão é absurda e pode abrir um precedente perigoso, com clubes pedindo para que os Procuradores "reapitem" os jogos, mesmo com a arbitragem tendo o auxílio do VAR. As faltas foram marcadas, os atletas punidos de acordo com a visão do árbitro. Mexer nisso depois e suspender jogadores seria uma interferência exagerada. Mas o histórico do STJD é de tentar ganhar um protagonismo que não tem no futebol.

Diante do contexto de dois jogos seguidos contra o time paranaense, o primeiro em casa pelo Brasileiro, caberia ao Flamengo solicitar que os julgamentos sejam realizados até sexta-feira, dia 12, no máximo. Justamente para definir quais times mandará a campo. Sem dúvidas.

Se as duas estrelas não puderem estar na Arena da Baixada, que estejam liberados para o jogo no Maracanã, como os suspensos David Luiz e Thiago Maia. Caso o julgamento ocorra apenas na terça, dia 16, como está agendado, Dorival Júnior não saberá no domingo se contará com os dois acusados pelo adversário.

Sem eles, um time possível para a primeira partida, seguindo a lógica de Dorival nos últimos jogos, seria: Santos; Matheuzinho, David Luiz, Pablo e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Diego e Victor Hugo; De Arrascaeta; Gabigol e Lázaro. Ficaria para quarta em Curitiba a seguinte equipe: Santos; Rodinei, Fabricio Bruno, Léo Pereira e Filipe Luís; João Gomes, Vidal e Everton Ribeiro; Marinho, Pedro e Everton Cebolinha.

Se apenas um for suspenso, Everton Cebolinha seria o substituto nos dois casos. O Flamengo também pode conseguir um efeito suspensivo, que adiaria o problema em caso de classificação para as semifinais.

Mas, por bom senso, o Tribunal deveria manter as decisões do campo. Sabemos, no entanto, que racionalidade não é o forte dos agentes do futebol brasileiro. Haja vontade de aparecer...