Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Mesmo despedaçado, São Paulo "copeiro" respira vencendo no Morumbi

Luciano, do São Paulo, em jogo contra o América-MG pela ida das quartas de final da Copa do Brasil - Marcello Zambrana/AGIF
Luciano, do São Paulo, em jogo contra o América-MG pela ida das quartas de final da Copa do Brasil Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL Esporte

29/07/2022 08h21

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Quando Luciano colocou a mão na parte posterior da coxa antes de ser substituído, certamente o torcedor do São Paulo sentiu um arrepio com o qual vem convivendo desde a temporada passada.

É impressionante o número de lesões que vai despedaçando o elenco. Com Luciano será a décima, incluindo nomes importantes, como Jandrei, Arboleda, Reinaldo e Patrick.

Muitas mudanças que vão comprometendo a proposta de jogo de Rogério Ceni, que trabalha para se adaptar. Contra o América, pela ida das quartas de final da Copa do Brasil, precisou trocar a bola no chão, bem bloqueada pelos encaixes com pressão do time de Vagner Mancini, especialmente o do zagueiro Eder novamente improvisado como volante em cima de Igor Gomes, pelo passe longo para Calleri em busca do rebote.

Achou o gol quando o meia criativo do 3-4-1-2 tricolor achou o "meio xará" Igor Vinícius e o cruzamento do ala pela direita encontrou Luciano às costas de Maidana. Zagueiro que fez do jovem e atrapalhado goleiro Thiago Couto o heroi ao esperar até o final para definir o canto e pegar a cobrança fraca e já manjada.

Apesar de uma atuação aparentemente fraca, o São Paulo terminou com 59% de posse e 13 finalizações contra oito, oito a seis de dentro da área e cinco a um no alvo. Com a única falha na defesa a falta destrambelhada do goleiro sobre Henrique Almeida no pênalti.

Porque respira competindo, especialmente em casa. No Brasileiro se atrapalha com alguns empates de roteiros aleatórios, mas nas copas o fator casa vem sendo preponderante. E ainda poderia ter ampliado a vantagem com Galoppo, meia argentino que chegou, fez um treino, substituiu Luciano e mostrou que poderá ser útil, ainda mais em um elenco mutilado.

Ceni até precisaria mais de um goleiro ou, mais urgente, de um zagueiro. Mas vai dando seu jeito. Levará ao Independência uma vantagem mínima, porém importante em um cenário de apenas mais uma vitória de favorito na ida: a do Fluminense sobre o Fortaleza no Castelão - apertada, com bolas nas traves de Fabio e muita pressão.

Independentemente da escalação em Belo Horizonte, não deve faltar organização e brio ao São Paulo "copero y peleador".

(Estatísticas: SofaScore)