Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Pobreza dos duelos da concorrência explica domínio do Cruzeiro na Série B

Andrey, do Vasco, conduz a bola sob marcação de Giovanni, do Sport, em duelo no Maracanã, pela Série B do Brasileiro - Thiago Ribeiro/AGIF
Andrey, do Vasco, conduz a bola sob marcação de Giovanni, do Sport, em duelo no Maracanã, pela Série B do Brasileiro Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colunista do UOL Esporte

04/07/2022 09h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Cruzeiro não cumpriu grande atuação nos 2 a 0 sobre o Vila Nova no Mineirão, mas foi intenso e competitivo, como quase sempre é o time de Paulo Pezzolano.

Com direito a gol aos 20 segundos do segundo tempo, de Luvannor, um achado aos 32 anos, com histórias de vida e carreira tão incríveis quanto a saída avassaladora do time celeste na volta do intervalo para definir a 12ª vitória em 15 partidas.

Mantendo os 14 pontos de vantagem sobre o Criciúma, agora quinto colocado, depois de vencer fora de casa o Ituano por 2 a 1. No início da rodada a posição era do Sport, que, na estreia de Lisca Doido como treinador, segurou empate sem gols com o Vasco no Maracanã. Jogo fraco, que começa a demonstrar os problemas da questionável escolha cruzmaltina por Mauricio Souza para substituir Zé Ricardo.

Foram 14 finalizações do mandante, porém apenas duas no alvo. Mailson trabalhou em cabeçada de Leo Matos e chute de longe de Figueiredo , ainda viu Danilo Boza cabecear na trave. O Sport concluiu cinco na direção da meta de Thiago Rodrigues, mas a maioria sem força. No geral, uma disputa indigna dos 60 mil presentes no estádio.

Menos mal para o Vasco agora a seis pontos do líder, que Bahia e Grêmio, terceiro e quarto colocados, fizeram um jogo ainda pior na Fonte Nova, também com bom público (42 mil). A destacar apenas o duelo particular entre Rodallega e Gabriel Chapecó. Oito das 19 finalizações do time da casa foram do centroavante colombiano, incluindo as três no alvo.

O goleiro gremista respondeu com uma trinca de boas defesas. No mais, muitos erros técnicos, principalmente a baixa efetividade nos passes (78% x 71%) e problemas táticos de Enderson Moreira e Roger Machado que explicam as posições na tabela. Ninguém aproveitou o tropeço do vice-líder.

Parece a única meta possível, já que o Cruzeiro sobra e deve garantir o acesso com muita antecedência e o título simbólico bem antes da última rodada. A vantagem é tamanha que é possível até concentrar esforços para buscar a virada na Copa do Brasil contra o Fluminense no Mineirão. O mata-mata nacional costuma ser um "problema" para times na Série B por dividir esforços quando a prioridade deve ser voltar à "elite".

Mas no caso da equipe mineira comandada pelo bom treinador uruguaio é chance de premiação interessante. Chegando às quartas e já mostrando ser um time de nível de Série A. Falhou na ida, sendo totalmente dominado pelo time de Fernando Diniz, mas pode dar o troco em um desafio mais condizente com o futebol demonstrado até aqui.

Na Série B, em termos de consistência, a rodada apenas confirmou a distância do Cruzeiro para os demais.

(Estatísticas: SofaScore)