Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

"Match" entre Haaland e Manchester City é tão perfeito que dá até medo

Erling Haaland comemora contra o Hoffenheim pelo Campeonato Alemão - DANIEL ROLAND/AFP
Erling Haaland comemora contra o Hoffenheim pelo Campeonato Alemão Imagem: DANIEL ROLAND/AFP

Colunista do UOL Esporte

11/05/2022 06h48

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A contratação de Ibrahimovic pelo Barcelona para a temporada 2009/10 até parecia mágica na época, porém a saída do ídolo Samuel Eto'o deixava uma pulga atrás da orelha. Não funcionou na Catalunha e o camaronês foi ganhar a tríplice coroa como peça fundamental da Internazionale de José Mourinho.

Já a chegada de Lewandowski em 2014 ao Bayern de Munique, também comandado por Pep Guardiola, carregava mais a marca do time bávaro enfraquecendo o rival Borussia Dortmund para construir a dinastia na Bundesliga que dura até hoje, com o decacampeonato. O acréscimo do centroavante ao time foi aumentando com o tempo, incluindo outros treinadores.

Nada se compara ao impacto do acerto entre Manchester City e Erling Haaland, contratado pela "bagatela" de 60 milhões de euros, valor da multa rescisória em uma negociação que pode dobrar por conta das remunerações pagas aos agentes e de bônus ao próprio atleta. Chegando à frente de Barcelona e Real Madrid, que também demonstraram interesse.

Haaland fará 22 anos em julho. Tem 1,94 m e 88 kg, é forte, mas também rápido. O posicionamento na área é quase perfeito e a técnica nas finalizações, com os dois pés e de cabeça, impressiona. Fora a inteligência acima da média e o foco durante os noventa minutos buscando os gols.

Não por acaso já marcou 134 em 182 jogos, desde que explodiu no Red Bull Salzburg na temporada 2019/20. Só Lewandowski marcou mais que ele no período (153). Pelo Dortmund, 85 gols em 88 partidas.

O artilheiro do City nas três últimas temporadas é Riyad Mahrez, com 61 gols. Menos da metade de Haaland. Natural, nem é a função dele marcar gols em um sistema ofensivo muito coletivo e que tem apenas Kevin De Bruyne como titular absoluto.

Mas é possível prever um encaixe imediato e quase perfeito. Porque Haaland se movimenta muito e sabe fazer as diagonais curtas e os desmarques rápidos para infiltrar nas costas da defesa adversária, como gosta Guardiola.

O fenômeno norueguês ainda pode colocar medo na retaguarda do oponente e empurrar para trás a última linha, gerando espaços para os companheiros. Sem contar a rapidez e o "punch" para arrancar e concluir as transições ofensivas desde as reposições perfeitas do goleiro Ederson.

Um "match" perfeito. Tudo tão promissor que chega a bater um medo de fracassar. As únicas dúvidas recaem sobre a condição física atual, depois de uma temporada em que perdeu 16 jogos por lesões, especialmente no quadril. E quando voltou chegou a ficar cinco partidas sem marcar, algo inédito na carreira.

Outro ponto de interrogação é a capacidade de definir jogos grandes de Liga dos Campeões, o grande objetivo do clube que caminha para conquistar a sua quarta Premier League em seis anos de Pep Guardiola. Depois das derrotas recentes, em final e semifinal, o torneio continental será a obsessão dos citizens.

Maior ainda com Haaland, goleador raro que tem tudo para ser uma tacada de mestre do lado azul de Manchester.