Topo

André Rocha

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Elenco equilibrado é o grande trunfo do São Paulo no Brasileiro

Calleri e Patrick, durante a partida do São Paulo contra o Santos - Paulo Pinto/São Paulo FC
Calleri e Patrick, durante a partida do São Paulo contra o Santos Imagem: Paulo Pinto/São Paulo FC

Colunista do UOL Esporte

03/05/2022 09h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Para variar, a arbitragem foi o alvo de todas as atenções do "San-São" no Morumbi.

O pênalti, segundo as novas orientações da FIFA, é indiscutível, no toque no braço aberto do volante Rodrigo Fernández. Mas, de fato, não há certeza de que a bola saiu inteira depois do apressado toque com o pé esquerdo de Alisson para repor logo a bola no lateral.

Leandro Vuaden assumiu a marcação, invertendo o que o auxiliar assinalou, e o VAR não poderia interferir, mesmo terminando em penalidade máxima.

Polêmica, sim, mas nada que justificasse as ameaças criminosas do gerente de futebol Edu Dracena ao árbitro. Não é assim que funciona e o equívoco nem foi tão claro, além de ser na origem do lance. O toque no braço poderia ter sido evitado.

O fato é que o São Paulo hoje tem mais time e elenco que o Santos. Isso ficou bem claro nos 90 minutos.

Começou melhor o clássico com Arboleda na zaga, Andres Colorado como o volante mais fixo e anulando o limitado Jhojan Julio e Patrick na vaga de Alisson, fazendo dupla com Welington pela esquerda e colocando na cabeça de Calleri, artilheiro do Brasileiro com cinco gols e do time na temporada com 13, para abrir o placar.

O 4-1-3-2 de Ceni, suspenso e representado pelo auxiliar Charles Hembert, tinha fluência pelos lados, incluindo a dupla Rafinha/Igor Gomes pela direita, e também a mobilidade de Eder e Rodrigo Nestor na busca do jogo entrelinhas.

O Santos sofria com apenas três no meio para proteger os quatro da última linha e só ameaçava em contragolpes com Léo Baptistão, que vinha buscar o jogo na zona de Julio e criava indefinição na marcação de Colorado e dos zagueiros, preocupados com Marcos Leonardo. Na jogada da dupla de ataque, o gol santista nos acréscimos. Do camisa nove oportunista, mais uma joia da Vila Belmiro.

O São Paulo desperdiçou duas boas chances nos primeiros 45 minutos, com Patrick de cabeça e Calleri recebendo belo passe para trás de Gomes.

Ceni/Hembert voltou do intervalo com Alisson na vaga de Patrick e um time mais agressivo. Com 17 minutos, Marquinhos e Luciano substituíram Colorado e Eder. Igor Gomes recuou como volante, auxiliando Nestor por dentro.

Fabian Bustos reorganizou sua equipe no 4-4-2, com Willian Maranhão no lugar de Julio, fazendo dupla por dentro com Rodrigo Fernández, e Lucas Braga no lugar de Felipe Jonatan à esquerda. A equipe ficou mais compacta e organizada, ameaçando em alguns contragolpes.

Mas a troca de Baptistão por Ricardo Goulart quebrou o ritmo das transições ofensivas e o São Paulo empurrou de vez o rival para trás. E então veio o pênalti que definiu o jogo, muito bem cobrado por Luciano.

O São Paulo terminou com 57% de posse e 86% de efetividade nos passes. Dez finalizações a oito, três no alvo para cada lado. Seis a três de dentro da área.

Os santistas podem reclamar, mas o time da casa foi superior. Muito por conta de seu elenco homogêneo. Talvez o mais equilibrado dos 20 times da Série A,

Se não conta com as estrelas de Palmeiras, Atlético Mineiro e Flamengo, tem peças de reposição de nível parecido com a dos titulares. É possível rodar mais sem perder tanto desempenho.

Não é pouco e deve ser o grande trunfo na temporada.

(Estatísticas: SofaScore)