Topo

André Rocha

Campeão Liverpool vence Leeds no fantástico duelo entre Klopp e Bielsa

Mohamed Salah comemora gol para o Liverpool diante do Leeds United pelo Campeonato Inglês - Shaun Botterill/Getty Images
Mohamed Salah comemora gol para o Liverpool diante do Leeds United pelo Campeonato Inglês Imagem: Shaun Botterill/Getty Images

Colunista do UOL Esporte

12/09/2020 15h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Duelo intenso e elétrico, mas com organização e qualidade. Mesmo na estreia, marcando a volta do Leeds United à Premier League, esta era a expectativa para o encontro de Jürgen Klopp com Marcelo Bielsa. Os campeões da temporada passada nas duas divisões principais da Inglaterra.

A vitória por 4 a 3 dos Reds em Anfield correspondeu as expectativas. Não só pelo placar "generoso" em gols, mas principalmente pela coragem e também por conta da capacidade das equipes de variarem o jogo. Ora pressionando no campo de ataque, ora fechando espaços compactando setores na fase defensiva. Com o auxílio da arbitragem que não deseja protagonismo e privilegia as decisões no campo, apelando menos para o recurso do VAR.

O Liverpool novamente se impôs pelo volume. Mobilidade de Salah, Firmino e Mané, participação ativa dos laterais Alexander-Arnold e Robertson na criação e até entrando na área adversária para finalizar - foram 22 conclusões, seis no alvo. E a eficiência de Van Dijk nas jogadas aéreas. Autor de um dos gols, além do "hat-trick" de Salah, dois em cobranças de pênaltis.

O Leeds respondeu com coragem para tentar controlar pela posse de bola - terminou com 52% de posse - e eficiência nas finalizações: seis no total, três na direção da meta de Alisson. Todas nas redes, de Harrison, Bamford e Klich. Variando o 4-1-4-1 para o 4-3-3,com Phillips auxiliando os defensores na saída de bola, sempre no chão e com participação do goleiro francês Meslier. Nunca abrindo mão de atacar.

Fazendo o time de Klopp sofrer defensivamente. Ainda com alguma lentidão na resposta após a perda da bola e, por isso, permitindo em vários momentos o Leeds sair da pressão e chegar no ataque com igualdade numérica em relação aos defensores. E o português Hélder Costa dando trabalho pela direita.

Mas Rodrigo, ex-Valencia e contratação cercada de expectativas, não entrou bem e fez o pênalti decisivo sobre Fabinho. É quando a diferença de investimento e também de consolidação do trabalho de cinco anos pesou no jogaço que, mesmo assim, sinaliza um possível equilíbrio maior nesta edição.

No que depender de Klopp e Bielsa, também será uma temporada de jogos que entregam nível alto de competição, mas também entretenimento. O primeiro encontro foi fantástico.

(Estatísticas: BBC)