Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Nova série do Combate conta clássicos do cinema em filmes de artes marciais

Relembrar um filme por episódio que tenha relação profunda com o mundo das lutas. Essa é a premissa da série 'Cine Marcial', que estreia nesta segunda-feira (24) no canal Combate. Realizada em parceria com a Pindorama Filmes, a produção resgata clássicos do cinema no gênero de artes marciais para mostrar o impacto que eles tiveram na vida de grandes profissionais do combate.

A coluna teve acesso ao primeiro episódio. A série começa com entrevistados relembrando o filme 'Operação Dragão', de 1973, protagonizado por Bruce Lee. Cada personagem fala sobre como aquela produção mexeu com sua vida e incentivou a conhecer o mundo das artes marciais. A película arrecadou mais de 400 milhões de dólares e foi um sucesso mundial.

O mestre de Karatê Orivaldo Cunha, por exemplo, conta que tinha apenas sete anos e viu nas lutas o que ele queria para sua vida toda a partir daquele filme.

"Assistir a esse filme é maravilhoso, é uma volta ao passado. Se eu não tivesse assistido, minha vida seria muito diferente, e eu creio que para pior", disse Cunha ao rever a produção em uma sala de cinema.

Quem assistir verá outros depoimentos como esse de pessoas diversas, como o lutador Lyoto Machida, astro do MMA, outros mestres de artes marciais, como Halder Gomes (Taekwondo), Dani Hu e Aang W Avatar (Kung Fu). A escritora Janda Montenegro, crítica de cinema, analisa a influência do filme e do ator Bruce Lee na cultura popular.

"Tudo é muito inovador, tudo é muito atual. As cenas de lutas você precisa ver mais de um vez", diz Janda, que analisa os aspectos técnicos da produção e a importância que o legado deixado pelo ator e pela produção. A análise também deve ser vista com muita atenção por quem for ver o episódio, é muito relevante para a compreensão do que foi 'Operação Dragão', que foi realmente um divisor de águas por diversos fatores.

Vale a expectativa também pelos episódios seguintes. De acordo com a produção, a segunda parte terá como foco o filme 'Rocky, um Lutador', de 1976, com participação e depoimentos do medalhista olímpico Esquiva Falcão contando como o clássico vencedor de três estatuetas do Oscar inspirou suas jornadas dentro e fora dos ringues.

No terceiro capítulo, o filme 'Força Destruidora', com Chuck Norris, é o tema. A produção de 1979 trazia um protagonista campeão mundial de karatê por seis anos consecutivos. Hoje tema de memes conhecidos, Norris também foi importante para a modalidade, e essa história será contada por Machida e também Royce Gracie.

O quarto e penúltimo episódio terá como ponto central o filme 'Nico, Acima da Lei', filme protagonizado por Steven Seagal, que apresentou ao mundo o aikidô e também impulsionou a entrada de jovens nas academias, inclusive no Brasil, que teve dois campeões mundiais.

Continua após a publicidade

A série termina com 'O Grande Dragão Branco', de 1988, com Jean Claude Van Damme, sucesso e um clássico que levou o ninjutsu a ser destaque no mundo ocidental, atraindo também audiência do público feminino para o gênero das artes marciais.

A série 'Cine Marcial' será exibida diariamente entre segunda e sexta, sempre às 19h30, e os assinantes do Combate também poderão ver os cinco episódios no Globoplay.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.