Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Como o 'Efeito Neymar' bombou audiência no YouTube do Santos e CazéTV

A contratação de Neymar pelo Santos é o grande fato do ano até aqui no futebol brasileiro, e os impactos nos números e nas audiências foram sentidos no YouTube. O chamado 'Efeito Neymar,' que já levou a Record a ganhar da Globo na briga da TV aberta, apareceu também na plataforma de vídeos do Google desde o retorno do jogador ao time da Vila.

O YouTube elaborou um estudo obtido em primeira mão pela coluna que mostra um aumento de 750% nas visualizações do canal oficial do clube santista. Foram 23 milhões de views na Santos TV desde o dia 31 de janeiro, quando Neymar foi apresentado. No mesmo período, em 2024, o time tinha conseguido 2,6 milhões.

A CazéTV também sentiu os efeitos. As duas maiores audiências do Paulistão 2025 em transmissões na primeira fase foram com jogos do Santos. Na estreia do jogador, contra o Botafogo de Ribeirão Preto, o canal chegou a 3,7 milhões de pessoas acompanhando a partida. No clássico contra o Corinthians, uma semana depois, o recorde foi batido com a marca de 4,8 milhões. Ambos os jogos também estavam disponíveis na Record em TV aberta.

De volta à Santos TV, o canal oficial do Peixe conseguiu 132 mil novos inscritos na plataforma desde 31 de janeiro. Para se ter uma ideia, a média mensal de inscrições no ano passado foi de 5,5 mil.

Os conteúdos que 'bombaram' incluíram a live de apresentação de Neymar, com 1,4 milhão de views, o primeiro treino do jogador, com 790 mil, e vídeos curtos, os chamados 'Shorts', com um deles chegando a 1,7 milhão de visualizações mostrando a chegada do atacante ao vestiário do Santos.

"O crescimento expressivo do canal do Santos no YouTube reforça como a plataforma se tornou um espaço central para a conexão entre clubes, jogadores e torcedores. O retorno de Neymar Jr. não impulsiona só a audiência, mas também abre oportunidades para a criação de conteúdos exclusivos, ampliando o alcance do time e sua presença digital. Esse movimento evidencia o papel da plataforma como a casa do futebol brasileiro, onde a paixão dos fãs se traduz em engajamento e novas formas de interação com o esporte", disse o gerente de Cultura e Tendências do YouTube no Brasil, Bruno Telloli.

O YouTube ainda constatou que a palavra "Neymar" esteve presente nos títulos de vídeos que somaram 1,3 bilhões de visualizações no Brasil no período entre 1º de janeiro e 22 de fevereiro. Alguns dos destaques foram a entrevista do jogador à Romário TV, com 4,8 milhões de views. A plataforma já aposta em entrevista marcada para hoje de Neymar ao Podpah para aumentar esses números.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.