Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
ReportagemEsporte

Brasil estreia hoje na Libertadores: saiba como serão as transmissões na TV

A Libertadores 2025 começa hoje para o futebol brasileiro com as disputas da segunda fase preliminar, estágio no qual entram Bahia e Corinthians. O time baiano é o primeiro a ir a campo pela competição continental, vai encarar o The Strongest-BOL. O Corinthians estreia nesta quarta-feira (19) contra o Universidad Central-VEN. Ambos jogam às 21h30 (horário de Brasília) nas respectivas noites. Esta fase já será um treino para o funcionamento das transmissões.

Pelo terceiro ano seguido no atual ciclo de direitos de transmissão, a Libertadores no Brasil pertence à TV Globo, em sinal aberto, e à Disney e Paramount, em plataformas pagas. A Disney usa os canais ESPN, na TV por assinatura, e o streaming Disney+ para exibir os jogos. A Paramount tem o streaming Paramount+, e algumas operadoras vendem também canais de TV paga no modelo PPV com as transmissões.

Como funciona na 'Pré-Libertadores' e nos mata-matas

Na chamada 'Pré-Libertadores', os direitos de transmissão funcionam da mesma forma como nos demais mata-matas da competição, inclusive oitavas, quartas e semifinais: a TV Globo tem direito a apenas um jogo por fase, ida e volta, cuja escolha é livre para a emissora carioca.

Mas na fase preliminar a Globo não costuma transmitir para todo o Brasil, o que só é exigido posteriormente na competição. Tanto é que o jogo do Corinthians amanhã será exibido apenas para São Paulo, com o canal já confirmou em comunicado oficial. O Globoplay, porém, transmite de graça o duelo pela internet em todo o Brasil.

Disney e Paramount dividem a Libertadores pela metade até a semifinal. Com isso, cada uma delas ficará com um brasileiro nesta fase. A Disney tem sempre a primeira escolha dos jogos que quer levar para ESPN e Disney+, e decidiu transmitir o Corinthians mesmo tendo a concorrência da TV Globo em São Paulo e do Globoplay nacionalmente. A Paramount usou sua escolha seguinte para ficar com o Bahia e garantir o outro time do Brasil neste estágio. Por isso, só o Paramount+ terá os dois jogos do Bahia contra o The Strongest.

Esse modelo de escolhas se repetirá na próxima fase. O Corinthians, se passar do Universidad Central, vai encarar um time equatoriano a ser definido entre Barcelona e El Nacional. O Bahia, vencendo os bolivianos, pega Ñublense-CHI ou Boston River-URU. Caso os dois times brasileiros avancem, a Globo poderá escolher o Corinthians de novo, se quiser, a ESPN poderá repetir a opção pelo time paulista, e a Paramount ficaria com o Tricolor de Aço de novo.

Mas, em um cenário de eliminação corintiana e classificação baiana, por exemplo, a TV Globo pode pegar o jogo do Bahia para passar de forma local, a ESPN tem o direito de seguir essa escolha, e a Paramount ficaria sem brasileiros, como já ficou no ano passado quando Botafogo e Red Bull Bragantino acabaram se cruzando na terceira fase preliminar, e esse duelo foi escolhido pela Globo e ESPN. O canal da Disney sempre tem as primeiras escolhas no revezamento com a Paramount.

Nos mata-matas das oitavas de final em diante, a tendência é sempre uma quantidade alta de times brasileiros participando, por isso não houve até hoje problemas com a divisão de jogos entre as detentoras neste formato. Desde que a Libertadores passou a ser dividida em pacotes, em 2019, na época ainda com TV Globo, Fox Sports e sportv, o Brasil teve um time campeão em todas as edições, e em apenas duas (2019 e 2023) não teve uma final 100% brasileira.

Fase de grupos muda um pouco

Na fase de grupos, a divisão de jogos muda em relação aos mata-matas. A primeira mudança é que a TV Globo passa a ter o direito de escolher dois jogos por rodada, obrigatoriamente simultâneos, normalmente às 21h30 das quartas-feiras, para poder fazer a chamada 'divisão de praças', onde cada estado vê o duelo que mais interessar ao seu público. Além disso, a Disney conta com três escolhas preferenciais de jogos exclusivos entre os 96 duelos da primeira fase.

Continua após a publicidade

O sorteio da Libertadores na fase de grupos está marcado para o dia 17 de março. Assim que todas as chaves forem conhecidas, as emissoras se reúnem com a Conmebol e fazem as escolhas. A ESPN escolhe seus três jogos prioritários (não são três por rodada, e sim três entre todos os 96 da fase).

Em seguida, as escolhas são feitas rodada a rodada, com a TV Globo escolhendo livremente suas partidas, mas respeitando um limite de jogos de um mesmo clube. Não pode pegar mais que três partidas de uma só equipe, por exemplo, para garantir que as plataformas pagas também possam ter exclusividades sobre times como o Flamengo. ESPN e Paramount escolhem os jogos rodada a rodada respeitando a ordem, o canal da Disney com as escolhas ímpares (1, 3, 5, 7, 9...) e a Paramount com as escolhas pares (2, 4, 6, 8, 10...).

Grande final ao vivo: só TV Globo e canais Disney

A Paramount é a única detentora de direitos que não pode fazer a final da Libertadores ao vivo. O pacote 2 de plataformas pagas só prevê a transmissão em VT com algumas horas de atraso. Foi assim com o sportv, em 2019, com a Conmebol TV, entre 2020 e 2022, e com a própria Paramount em 2023 e 2024. E assim será em 2025 e 2026. TV Globo e ESPN/Disney+ são as únicas que transmitem ao vivo o jogo que define o campeão sul-americano da temporada.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.