Série do sportv escancara tensões da quase queda do Red Bull Bragantino
Ler resumo da notícia

O sportv estreia hoje a série 'A Próxima Jogada', que mostra os bastidores da temporada de 2024 do Red Bull Bragantino, time considerado como um projeto modelo desde a parceria com a empresa austríaca de energéticos, mas que no ano passado viveu o drama de quase ser rebaixado no Brasileirão, escapando apenas na última rodada. A coluna teve acesso ao primeiro dos seis episódios da produção, que escancara o clima tenso e as crises vividas pelo Massa Bruta.
Batizada como 'A Próxima Jogada', a produção dirigida pelo jornalista Marcelo Pizzi começa mostrando como o Red Bull Bragantino entrou na temporada de 2024 animado pelos resultados dos anos anteriores. O time tinha ficado no G-6 do Brasileirão 2023, garantindo vaga na fase preliminar da Libertadores. A aventura continental já era um projeto em andamento e que tinha rendido um vice-campeonato na Copa Sul-Americana de 2021.
O clube abriu as portas para as filmagens no Centro de Treinamento, o que a produção destaca em sua divulgação como "acesso total" ao dia a dia do elenco e comissão técnica. O técnico Pedro Caixinha, que foi demitido na reta final em meio à ameaça de rebaixamento e hoje está no Santos, também é um dos entrevistados e participou das gravações quando ainda estava no cargo.
"No início de 2024, os nossos objetivos e metas eram poder fazer mais", reconhece o treinador no primeiro episódio. "Esta é uma equipe de Série A, é muito importante que isso possa acontecer de uma forma regular, de uma forma muito forte do que é esse posicionamento", dizia Caixinha, que já diagnosticava os altos e baixos do clube desde o acesso à primeira divisão, conquistado em 2019 ainda como Bragantino, mas já com a marca da Red Bull na camisa e o investimento da empresa.
A narrativa do primeiro episódio busca construir a ideia do que é o projeto do clube, a estrutura que os jogadores têm para trabalhar, falas elogiosas de atletas sobre Pedro Caixinha enquanto o português estava no comando do clube, uma análise do elenco nome a nome feita pelo treinador, e um clima tranquilo em um ambiente que vinha obtendo bons resultados e entrava em mais uma edição do Brasileirão falando em ser de novo um dos seis melhores da competição.
E o começo do Brasileirão mostrava isso como uma realidade atingível. Após as cinco primeiras rodadas, o Red Bull Bragantino ocupava a quinta colocação na tabela, com 9 pontos conquistados, 60% de aproveitamento. Não que isso significasse muita coisa, já que o líder era o Athletico Paranaense, com 10, mais tarde o time que disputaria o rebaixamento contra o Massa Bruta. No entanto, era um início promissor. Mas tudo começa a dar errado.
O primeiro indício é o rendimento ruim do time jogando fora de casa. Uma derrota para o Bahia na sexta rodada é o ponto de partida para mostrar esses problemas. As primeiras broncas de Caixinha no time são exibidas, um pequeno gostinho do que virá para quem acompanhar os capítulos seguintes, quando a tensão vai escalar e o time despencar na tabela do Brasileirão, principalmente após a paralisação do campeonato por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, em maio.
As cenas que antecipam os próximos episódios deixam uma curiosidade muito forte para ver e entender como o Red Bull Bragantino até chegou a dar esperanças para a torcida, mas foi parar na zona de rebaixamento, como Pedro Caixinha começou a ter problemas com jogadores, e até mesmo uma declaração de atleta dizendo que o treinador deveria ter sido demitido antes apareceu no clipe inicial. Como não ficar empolgado para conhecer esses bastidores, não é mesmo?
A série ainda promete mostrar o impacto das chegadas e saídas de jogadores na janela do meio do ano, o impulso final com a chegada de Fernando Seabra ao comando. Ao que tudo indica, vale muito a pena acompanhar a produção, principalmente por outra curiosidade natural que gera uma crise desse tamanho em um clube-empresa, que teoricamente deveria ser diferente nas ações de clubes tradicionais pressionados por torcidas gigantes e geridos muitas vezes por dirigentes amadores.
Sobre a série
'A Próxima Jogada' é uma coprodução do sportv com a Beyond Films. Os episódios vão ao ar divididos em dois dias. Hoje, às 20h30, o sportv exibe os três primeiros em sequência. Os três últimos vão ao ar na próxima segunda-feira (17), no mesmo horário. Assinantes do sportv terão acesso por meio do Globoplay logo após a exibição na TV paga.
O Red Bull Bragantino tinha conquistado o sexto lugar no Brasileirão em 2023, dois anos depois que o clube foi vice-campeão da Copa Sul-Americana em final brasileira perdida para o Athletico Paranaense. Em 2024, a temporada já começou com a eliminação na fase preliminar da Libertadores para o futuro campeão Botafogo. No Paulistão, o time avançou até a semifinal, mas caiu diante do Santos.
Na Copa do Brasil, a queda veio nas oitavas de final contra o Athletico, derrotas fora e dentro de casa para o Furacão, que mais tarde acabaria sendo o time derrotado pelo Red Bull Bragantino na penúltima rodada do Brasileirão, resultado fundamental para a troca de posições na rodada seguinte, com a queda do time paranaense e a manutenção do Massa Bruta na 16ª colocação da Série A. Na Copa Sul-Americana, o time de Bragança caiu nas oitavas para o Corinthians, nos pênaltis.
"É interessante observar como existe uma mentalidade de gestão e execução do futebol no Red Bull Bragantino e como essa mentalidade, com grande influência europeia, enfrenta o caos que o futebol brasileiro pode gerar. Na temporada 2024, esse conflito ficou nítido, principalmente quando observamos o desempenho da equipe. Além disso, fomos sempre em busca de um DNA futebolístico capaz de agradar torcedores do clube, mas também os fãs de futebol em geral. A partir do momento que abrimos as portas do clube e mostramos os bastidores, criamos uma interação com emoções, polêmicas e boas histórias guardadas a sete chaves no vestiário", disse Marcelo Pizzi.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.