Allan Simon

Allan Simon

Siga nas redes
ReportagemEsporte

Por que Corinthians x São Paulo está fora da TV Globo na Copa do Brasil

A tabela oficial das semfinais da Copa do Brasil, publicada hoje pela CBF, trouxe a informação de que os jogos entre Corinthians e São Paulo não serão transmitidos pela TV Globo.

Os clássicos, tanto na ida quanto na volta, aparecem sinalizados como pertencentes ao sportv, Premiere e Amazon Prime Video. Foram marcados inclusive para uma terça (25/07) às 21h30 e uma quarta (16/08) às 19h30.

A TV Globo aparece sinalizada apenas com as transmissões da outra semi, entre Flamengo e Grêmio, esses jogos marcados para o horário tradicional da TV aberta, duas quartas-feiras (26/07 e 16/08) às 21h30, sempre pelo horário de Brasília.

Não é a primeira vez que isso acontece. No ano passado, a TV Globo exibiu apenas as semifinais entre Flamengo e São Paulo, enquanto os duelos entre Corinthians e Fluminense ficaram exclusivos das plataformas pagas que transmitem a Copa do Brasil. Como eram dois jogos de mesmo perfil, ou seja, um time carioca contra um paulista, pouca gente estranhou.

Agora, com um clássico paulista de um lado e um confronto interestadual entre gaúchos e cariocas do outro, o torcedor acostumado há décadas de divisões de praças entre partidas simultâneas na TV Globo estranha mais ainda que o público de São Paulo fique sem o seu jogo na TV aberta.

A coluna apurou que o acordo de sublicenciamento que a Globo fez com a Amazon na Copa do Brasil prevê que uma semifinal inteira seja exclusiva das plataformas pagas, sem TV aberta.

O Prime Video, que exibiu 40 jogos exclusivos nesta edição, não será o único detentor dos direitos de Corinthians x São Paulo, mas vai concorrer apenas contra sportv e Premiere. Uma disputa de serviço pago contra serviço pago.

Os canais pagos da Globo, inclusive, já preparam uma cobertura especial. O sportv deve transmitir ida e volta de Corinthians x São Paulo com a tecnologia 4K.

Continua após a publicidade

A escolha da TV Globo por Flamengo x Grêmio vai acabar "complementando" outra que a emissora provavelmente já fez na Libertadores. Sem poder escolher mais de um jogo simultâneo nas oitavas de final da competição continental, o canal deve transmitir Palmeiras x Atlético-MG, como indica a tabela da Conmebol, deixando Flamengo x Olimpia exclusivo em meios pagos.

Ou seja, se confirmado tudo isso, a TV Globo estará contemplando SP e RJ em competições diferentes, já que teria que abrir mão de partidas nos dois mata-matas.

Vale lembrar que a Copa do Brasil é uma competição que a CBF negociou exclusivamente com a Globo até 2026. A Globo, por sua vez, fez o contrato de sublicenciamento com a Amazon posteriormente, renovando e ampliando um acordo que estreou na edição de 2022.

Embora para o público fique parecido, não é um modelo semelhante ao de torneios como a Libertadores, Sul-Americana e Paulistão, cujos direitos de transmissão são negociados de forma centralizada pelas entidades organizadoras.

Tudo o que acontece com as transmissões da Copa do Brasil agora é acertado diretamente entre Globo e Amazon, sem interferência da CBF ou de empresas representantes dela.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.