Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Cleber Machado muda patamar de transmissão da Record em final do Paulistão

Colunista do UOL

30/03/2023 15h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O anúncio da contratação de Cleber Machado para a narração dos dois jogos da final do Paulistão 2023 muda o patamar de transmissão da Record nos duelos entre Palmeiras e Água Santa. Cleber saiu da Globo na semana passada após 35 anos de trabalho na maior emissora do país.

A emissora de Edir Macedo vinha exibindo o torneio com um bom profissional na locução, o ex-sportv Lucas Pereira, com mais de uma década de trabalho no canal paulista. Mas pouquíssimo identificado com o público paulista.

No ano passado, o primeiro do contrato da Record com a FPF (Federação Paulista de Futebol), a emissora teve Marco de Vargas como narrador titular do torneio. Lucas Pereira fazia o Campeonato Carioca, que era transmitido simultaneamente em divisão de praças com o Paulistão.

Com a saída do estadual do Rio para a Band, a Record entendeu não precisar mais de Marco de Vargas, que tinha contrato temporário, e efetivou seu contratado no torneio de São Paulo. Assim, Lucas assumiu as transmissões.

Pode parecer errado aos olhos do público trocar o narrador que fez todas as 14 transmissões até agora bem no momento da grande final. E de fato é difícil para um profissional nesta situação entender a perda do lugar dessa maneira, ainda que Lucas tenha sido citado como um dos integrantes da transmissão em comunicado oficial. Mas a Record agiu de uma maneira que muda muito a imagem de sua transmissão com o público-alvo.

Cleber Machado foi titular do futebol paulista na Globo por décadas. Só para falar em Palmeiras, que será a principal atração desta decisão, o narrador esteve presente nas quatro conquistas de Copa do Brasil (1998, 2012, 2015 e 2020), em títulos paulistas (2008 e 2020), nos jogos dos títulos brasileiros de 2016, 2018 e 2022, fez o mais recente título do time de Abel Ferreira, a Supercopa do Brasil 2023, esteve em diversos clássicos, enfim, uma identificação alcançável por poucos.

As finais estaduais de São Paulo eram com Cleber Machado nos tempos em que a competição era transmitida pela Globo em TV aberta. A Record repete no futebol um movimento que se acostumou a fazer em outras áreas nas últimas décadas, quando usou o apelo da "marca" de profissionais ex-globais para se aproximar de novos públicos. Foi assim com Ana Paula Padrão e Celso Freitas no Jornal da Record, por exemplo.

Se há um enorme "senão" por causa da situação de Lucas Pereira, em todos os outros aspectos é impossível não considerar a contratação pontual de Cleber Machado como um golaço da emissora.

Os jogos entre Palmeiras e Água Santa vão acontecer nos próximos domingos, 2 e 9 de abril, às 16h (horário de Brasília). Além da Record, também transmitirão os duelos os demais detentores do campeonato: R7, TNT/HBO Max, Premiere, YouTube e Paulistão Play.

PS: Uma lembrança que vem à mente deste colunista. Há 20 anos, o SBT também fez um movimento parecido, mas nas semifinais do Paulistão 2003. Mesmo com Dirceu Maravilha e o então novato Paulo Andrade fazendo todos os jogos do estadual na emissora de Silvio Santos, o canal fechou com Luciano do Valle para transmitir um clássico entre Palmeiras e Corinthians.