Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Como Fortaleza x Ceará virou a maior aposta da ESPN no futebol na semana

Castilho, do Ceará, comemora gol contra o Fortaleza pela Copa do Nordeste - Lucas Emanuel/AGIF
Castilho, do Ceará, comemora gol contra o Fortaleza pela Copa do Nordeste Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Colunista do UOL

29/03/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Semana com "data Fifa" é complicada para a mídia esportiva de modo geral. A troca do futebol de clubes pelos jogos de seleções - muitas vezes amistosos - acaba reduzindo um pouco clima de futebol na TV, mesmo que neste mês tenhamos visto jogos como Itália x Inglaterra e França x Holanda nas eliminatórias da Eurocopa. O futebol noturno foi o que mais sofreu, já que a maioria dos bons jogos em termos de audiência fica concentrada na parte da tarde, devido ao fuso europeu.

É neste contexto que a ESPN acabou dando sorte ao ter um clássico cearense valendo vaga na final da Copa do Nordeste. O duelo Fortaleza x Ceará será realizado na noite de hoje no Castelão, na capital cearense, e vai definir um dos finalistas do torneio regional. A emissora vai transmitir a partida na TV paga, pelo canal ESPN, e no streaming com o Star+. O jogo começa às 21h30.

A própria ESPN definiu em comunicado que esta será "a principal atração do futebol de clubes em atividade" na semana. A Disney escalou o narrador Luiz Carlos Largo para a missão de contar a história deste Fortaleza x Ceará.

"Se alguem perguntasse quem são os favoritos a conquista da Copa do Nordeste de 2023 antes da competição começar, certamente Fortaleza e Ceará estariam entre os candidatos mais votados. Tranquilamente, esse jogo da semi poderia ser o encontro da final", disse Largo.

Além de Luiz Carlos Largo na narração, a equipe de transmissão contará com os comentários de Léo Medrado, Osvaldo Pascoal e Leonardo Gaciba.

"A escola de futebol que mais cresceu no Nordeste, nos últimos anos, foi a cearense. Após intermitente luta para sair da Série C, o Fortaleza logrou êxito e chegou para ficar na Série A. O Ceará também evoluiu e consagrou o fortalecimento do Estado no cenário nacional. A profissionalização dos Departamentos de Futebol foi essencial para consolidar esse crescimento. O Clássico Rei é um ícone do futebol nordestino. E está entre os três maiores confrontos da Região, na atualidade, ao lado do Ba-Vi e do Clássico dos Clássicos (Sport x Náutico). Confronto digno de uma grande semifinal da Copa do Nordeste", analisou Medrado.

SBT mostra a Copa do Nordeste em TV aberta na região

Se para a ESPN o Fortaleza x Ceará virou uma oportunidade de boa audiência na semana de pausa na maioria dos estaduais pelo Brasil, no SBT Nordeste a competição tem tudo para bombar na audiência na noite de hoje. As afiliadas da emissora de Silvio Santos vão se dividir entre o clássico cearense e o duelo Sport x ABC, que define o outro finalista.

De acordo com o SBT, o confronto Fortaleza x Ceará será transmitido para os estados do Ceará, Bahia, Piauí, Alagoas e Maranhão. Já a partida entre Sport e ABC será exibida pelas afiliadas em Pernambuco, Rio Grande do Norte e Paraíba. O estado de Sergipe não possui emissoras afiliadas ao canal de Silvio Santos, por isso não exibe a competição, tendo apenas uma repetidora do sinal nacional.

As duas partidas começam às 21h30 (horário de Brasília) e também serão transmitidas pelo PPV "Nosso Futebol", disponível em operadoras de TV paga, além do aplicativo OneFootball, mediante pagamento também.