Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Casimiro fala em recorde mundial após live bater 5,2 milhões de usuários

Casimiro Miguel durante transmissão de Brasil x Suíça na Copa do Mundo de 2022 - Reprodução/CazéTV
Casimiro Miguel durante transmissão de Brasil x Suíça na Copa do Mundo de 2022 Imagem: Reprodução/CazéTV

Colunista do UOL

05/12/2022 16h52Atualizada em 05/12/2022 18h51

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O streamer Casimiro Miguel comemorou hoje a ampliação do próprio recorde de dispositivos conectados simultaneamente em uma live do YouTube. Durante o primeiro tempo do jogo entre Brasil e Coreia do Sul, pelas oitavas de final da Copa do Mundo, a transmissão da CazéTV registrou mais de 5,2 milhões de usuários assistindo na marcação em tempo real.

"Isso já é o recorde da história do YouTube, tá? O YouTube mandou para a gente a confirmação, é a maior live da história da plataforma", disse Casimiro aos 45 minutos de primeira. O narrador Luis Felipe Freitas completou: "O YouTube confirma, as três maiores audiências da história da plataforma são da CazéTV".

Em contato com a coluna, o YouTube disse ainda precisar de mais tempo para consolidar os números da transmissão de hoje. A plataforma citou que no duelo contra a Suíça, pela segunda rodada, foram quase 4,9 milhões de usuários na marcação em tempo real, número prévio que depois foi consolidado em 5,2 milhões.

Ou seja, os dados registrados em tempo real hoje pelo marcador do YouTube ainda podem ser diferentes (e até maiores) após a consolidação feita normalmente no dia seguinte. A plataforma disse ainda não possuir um ranking histórico de transmissões com maiores audiências simultâneas.

Até por não haver esse registro oficial, fica impossível cravar qual é de fato o recorde mundial da plataforma. Há registros de uma live com 8 milhões de dispositivos conectados em 2012, durante um salto de Felix Baumgartner a quase 40 km de altura, transmitido por um canal da Red Bull.

Além do número registrado no YouTube, a CazéTV também alcançava mais de 330 mil dispositivos na Twitch, o que deve conferir ao jogo de hoje um novo recorde também de transmissões de futebol pela internet no Brasil, com mais de 5,5 milhões simultâneos.

Casimiro transmite a Copa do Mundo por meio de uma parceria firmada entre Fifa e LiveMode. O pacote da CazéTV dá direito a um jogo por dia ao vivo e com imagens, além dos replays com pequenos atrasos das outras partidas da Copa.