Topo

Allan Simon

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Internet é ótima opção na Copa, mas atraso em relação à TV precisa melhorar

Senegal x Holanda teve transmissões na internet nos streamings da Globo, Fifa e de Casimiro Miguel - Odd ANDERSEN / AFP
Senegal x Holanda teve transmissões na internet nos streamings da Globo, Fifa e de Casimiro Miguel Imagem: Odd ANDERSEN / AFP

Colunista do UOL

21/11/2022 15h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Depois de acompanhar quase totalmente pela televisão os primeiros jogos da Copa do Mundo, decidi tirar o duelo Senegal x Holanda para navegar entre as várias opções de streaming que o Mundial do Qatar tem no Brasil em 2022. A partida foi exibida na internet pelas plataformas digitais da Globo, da Fifa e do streamer Casimiro Miguel.

Já tinha acompanhado um pouco da primeira transmissão de Casimiro na abertura da Copa, mas com um viés de prestar mais atenção aos números de audiência. Hoje foi possível observar mais a qualidade das imagens e também o "delay", termo em inglês que é usado no meio televisivo para designar o atraso das imagens em relação ao que acontece ao vivo, ou a outras transmissões do mesmo evento.

Usei o mesmo computador para testar o delay entre os players de transmissão na internet. Isso é importante, pois o atraso pode variar de dispositivo para dispositivo, inclusive se forem dois celulares rodando o mesmo link, por exemplo. Como referência, deixei a televisão ligada na Globo para acompanhar o placar em tempo real. O sinal da emissora é o aberto digital na região metropolitana de São Paulo.

Aviso importante: os dados a seguir são referentes à minha experiência com uma internet banda larga com velocidade 100 mega e um computador, sendo este um relato pessoal. Os números exatos podem variar de acordo com a tecnologia disponível na casa/escritório de cada pessoa.

O melhor desempenho - disparado - foi o da Twitch de Casimiro. O jogo Senegal x Holanda ficou na maior parte do tempo apenas seis segundos defasado em relação à transmissão da TV Globo aberta. No início da partida, eram sete segundos. É claro que isso ainda seria tempo suficiente para tomar "spoilers" de gols na vizinhança se houvesse algum torcedor apaixonado pela seleção holandesa no meu bairro. Mas é muito menor que a diferença para os demais players.

A mesma transmissão de Casimiro no YouTube tinha de 24 a 25 segundos de atraso em relação à Globo, o que significa algo entre 17 e 18 segundos de delay para o próprio sinal da CazéTV na Twitch.

Nas plataformas da Globo, havia três sinais diferentes para acompanhar o jogo. Um era a retransmissão da TV Globo aberta, o outro do SporTV na TV paga, e o último era o sinal do SporTV 4K. Todos eles com um nível próximo de delay.

O atraso da Globo na internet em relação ao sinal da própria emissora aberta ficou em 26 segundos. O SporTV estava 23 segundos atrás da TV Globo. Não foi possível testar a defasagem de tempo em relação ao canal nas TVs por assinaturas, mas isso também varia de operadora para operadora, de acordo com a tecnologia usada para entregar o sinal do canal. O sinal do SporTV 4K não rodou na resolução máxima e acabou apresentando atraso parecido com o canal convencional.

O pior de todos os desempenhos veio no Fifa+. O atraso para a TV aberta ficou em pouco mais de 1 minuto e meio. O sinal era o mesmo da transmissão de Casimiro. O streaming oficial da Fifa usa um player próprio na plataforma, o que demonstra que a diferença principal entre os meios de ver a Copa está na tecnologia de cada um.

No geral, a internet vai se consolidando como uma ótima opção para quem não tem televisão por perto, está no trabalho, fora de casa, e antes não conseguia ver os jogos pela televisão. A tendência hoje é de cada vez mais termos no streaming uma mídia forte nas transmissões de futebol. Mas é preciso melhorar a questão do delay.

Na próxima quinta-feira (24), a seleção brasileira vai estrear na Copa do Mundo contra a Sérvia, às 16h (horário de Brasília). É possível que muita gente queira recorrer às transmissões alternativas da internet. Exceto a Twitch, cujo delay pode estar até próximo ao do sinal da Globo em algumas operadoras de TV paga, os demais players poderão ser muito criticados quando gritos de gols forem ouvidos antes da hora.

Vale aqui uma dica que um usuário do Twitter me mandou durante o jogo com relação ao YouTube: se aumentar a velocidade de reprodução para "2X", o sinal corre até alcançar um delay mais próximo ao da Twitch. Fiz o teste, e o atraso em relação ao sinal da Globo aberta caiu de 24 para 9 segundos.