Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Horário eleitoral coloca futebol mais tarde na grade da Globo em setembro

Flamengo e São Paulo farão duelo de volta das semifinais da Copa do Brasil às 21h45 em setembro - Alan Morici/AGIF
Flamengo e São Paulo farão duelo de volta das semifinais da Copa do Brasil às 21h45 em setembro Imagem: Alan Morici/AGIF

Colunista do UOL

21/08/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A chegada do horário eleitoral gratuito vai fazer o futebol começar mais tarde na Globo no mês de setembro. Uma das semifinais da Copa do Brasil e uma rodada do Brasileirão terão jogos às 21h45 (horário de Brasília), 15 minutos mais tarde que o padrão seguido pela emissora desde 2019.

Na Copa do Brasil, o jogo escolhido para as 21h45 será Flamengo x São Paulo, pela volta da semifinal, no dia 14 de setembro, uma quarta-feira. A Globo vai transmitir a partida para todo o país. O duelo de ida acontece normalmente às 21h30 já na próxima quarta-feira (24), dois dias antes do início da propaganda eleitoral.

No Brasileirão, a única rodada de meio de semana a ser realizada em setembro terá três jogos disputados a partir de 21h45, de acordo com a tabela detalhada pela CBF na última terça-feira (16). A Globo vai transmitir Atlético-MG x Palmeiras, Goiás x Botafogo e Coritiba x Ceará, com divisão de praças a ser anunciada na véspera das partidas, que acontecem no dia 28 de setembro.

Será a volta pontual de um horário extremamente criticado por torcedores que vão aos estádios principalmente em regiões metropolitanas, uma vez que as partidas terminam muito próximas da meia-noite e isso dificulta o acesso ao transporte público para o retorno para as casas.

A propaganda eleitoral gratuita vai ocupar um bloco de 25 minutos na grade noturna de todas as emissoras abertas, sempre das 20h30 às 20h55 (de tarde, será entre 13h e 13h25). O primeiro dia de exibição dos blocos dos candidatos será a próxima sexta-feira (26), quando a Globo vai começar o Jornal Nacional após o horário político, fazendo com que a novela "Pantanal" entre no ar apenas às 21h55, de acordo com a programação divulgada pelo canal.

Nos dias de futebol, a Globo deverá começar o JN antes do horário eleitoral, das 20h às 20h30, e a novela das nove entrará às 20h55, ficando no ar até o início dos jogos. Se o futebol fosse mantido às 21h30, Pantanal teria que ter seus capítulos apertados em apenas 35 minutos, tempo que incluiria intervalos comerciais.

Essas mudanças valem apenas para as competições que a Globo transmite atualmente. Também já no período de propaganda eleitoral, vão acontecer normalmente as partidas marcadas para 21h30 nas competições da Conmebol. Nos dias 30 de agosto e 6 de setembro, por exemplo, duas terças-feiras, o SBT vai transmitir nesse horário os duelos entre Palmeiras e Athletico Paranaense nas semifinais da Libertadores.

O Flamengo também jogará às 21h30 na ida e na volta contra o Vélez Sarsfield pela competição continental, mas os jogos não serão transmitidos em TV aberta, sendo exclusivos dos canais Disney (ESPN e Star+) nos dias 31 de agosto e 7 de setembro.

Pela Copa Sul-Americana, São Paulo e Atlético-GO se enfrentam nas semifinais também às 21h30 nos dias 1º e 8 de setembro, duas quintas-feiras, com exclusividade da Conmebol TV, serviço pay-per-view disponível apenas na Sky, Claro e Directv Go.

O horário eleitoral gratuito ficará no ar até o dia 29 de setembro. Caso a eleição presidencial tenha um 2º turno, assim como nos estados que não definirem na primeira votação os seus futuros governadores, a propaganda política voltará a ser exibir apenas a partir do dia 7 de outubro, indo até o dia 28.

Futebol já foi até mais tarde na Globo

Se o horário de 21h45 é ruim para os torcedores que vão aos estádios, o passado mostra exemplos ainda mais tardios. Sem considerar ocasiões pontuais durante a pandemia, quando a emissora colocou jogos às 22h15 em campeonatos estaduais, a política da Globo já incluiu começar partidas às 21h50 e 22h.

A mudança de 22h para 21h45 foi feita em 2016. Três anos depois, o futebol recuou mais 15 minutos, fazendo com que os jogos da emissora ficassem padronizados com o novo formato implantado pela Conmebol na Libertadores, cujos jogos são às 21h30. Na época, a Globo tinha os direitos da competição continental, que deixou de exibir em 2020 e vai voltar a transmitir em 2023.

Com curiosidade, vale citar que há 20 anos, em 2002, a propaganda eleitoral gratuita ocupava o dobro do tempo na grade das emissoras, sendo exibida de noite entre 20h30 e 21h20. Com isso, a novela exibida à época, "Esperança", ficava no ar das 21h20 às 22h25 nas quartas-feiras.

Por isso, a Globo decidiu não transmitir o Brasileirão os meios de semana durante o período das eleições. A Record, então parceira de transmissões da emissora carioca na TV aberta, não era autorizada a mostrar os jogos ao vivo. A saída foi exibir VTs dos jogos da noite, que eram realizados às 20h30, a partir das 22h.