Topo

Allan Simon

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Corinthians supera final do Mundial e faz maior audiência do ano em SP

Vitória do Corinthians na Copa do Brasil rendeu maior audiência do futebol em SP no ano de 2022 à Globo - Marcello Zambrana/AGIF
Vitória do Corinthians na Copa do Brasil rendeu maior audiência do futebol em SP no ano de 2022 à Globo Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

18/08/2022 14h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A classificação do Corinthians com vitória por 4 a 1 sobre o Atlético-GO nas quartas de final da Copa do Brasil rendeu à Globo a maior audiência do ano com futebol em São Paulo. De acordo com dados da Kantar Ibope Media fornecidos à coluna pela emissora, o jogo teve média de 29 pontos na região metropolitana, com 46% de share (participação sobre o total de televisores ligados).

O resultado, que também foi o recorde da Copa do Brasil nos últimos três anos, fez a Globo finalmente desbancar a Band no ranking de jogos com maiores audiências de futebol em 2022 na praça paulista. Até ontem, a liderança estava com a final do Mundial de Clubes da Fifa, realizada em fevereiro com participação do Palmeiras, que marcou 28 pontos de média. Cada ponto no Ibope em SP equivale a 74.666 domicílios, ou 205.755 pessoas.

O melhor resultado da Globo com futebol no Ibope até então tinha sido o clássico Corinthians x São Paulo, em 22 de maio, pelo Brasileirão, realizado em um domingo à tarde. Na ocasião, a emissora carioca também fez 28 pontos de média no arredondado, mas não superou a vitória do Chelsea sobre o Verdão por questão de décimos.

A Globo, aliás, já reservou o clássico São Paulo x Corinthians no segundo turno do Campeonato Brasileiro para transmissão em TV aberta. A partida está marcada para o próximo dia 11 de setembro, outro domingo às 16h.

Outro duelo que também tinha alcançado os 28 na média arredondada em 2022 foi a final do Paulistão entre Palmeiras e São Paulo, no jogo de volta, quando a Record transmitiu em TV aberta.

A maior audiência do SBT em São Paulo com futebol nesta temporada também foi marcada pelo Corinthians nos duelos contra o Flamengo pela Libertadores, mas, concorrendo contra a novela Pantanal, a emissora de Silvio Santos conseguiu 22 pontos de média.

Classificação do Flamengo também foi bem no RJ

O Flamengo venceu o Athletico Paranaense por 1 a 0 e garantiu outra vaga nas semifinais da Copa do Brasil no jogo transmitido pela Globo para a maior parte do país nesta quarta-feira. De acordo com os dados do Ibope, a classificação rubro-negra rendeu uma média de 36 pontos no Rio de Janeiro, com 54% de share.

O resultado foi a segunda maior audiência da competição no Ibope do RJ em 2022, superada apenas pela fase anterior, quando o Flamengo virou um mata-mata contra o Atlético-MG e fez a Globo registrar 39 pontos de média e 58% de share no jogo de volta.

No Rio de Janeiro, o valor de cada ponto do Ibope na região metropolitana representa 47.601 domicílios ou 124.692 pessoas.